Correndo com um computador no pulso parte 3 Motorola MOTOACTV
Apague tudo que eu falei sobre relógios de corrida até agora. O MOTOACTV não tem nada a ver com o que falei até agora. E este é o primeiro diferencial deste “relógio”. Ele quebrou um paradigma de interface e dispositivo. Na verdade chamá-lo de relógio é impróprio, pois ele tem um vasto conjunto de funcionalidades que transcende a definição aplicada aos dispositivos anteriormente descritos neste teste.
Vou mostrar que há recursos inesperados e surpreendentes no MOTOACTV. Mas ele também tem seus “calcanhares de Aquiles”, pontos que podem ser aperfeiçoados. É uma alternativa a ser considerado se você é esportista amador e quer acompanhar e registrar seus exercícios.
[singlepic id=4007 w=320 h=240 float=]
Para começar pense no MOTOACTV não como um relógio, pois ele nasceu como um dispositivo “genérico”, que pode ser vestido no braço, perto do ombro (como um MP3 Player). Ou ser usado com uma pulseira “tradicional” como um relógio. Veja isso nas 3 fotos abaixo.
[singlepic id=3982 w=320 h=240 float=]
[singlepic id=3999 w=320 h=240 float=]
[singlepic id=3998 w=320 h=240 float=]
O “kit” que eu recebi da Motorola consistia do MOTOACTV, com pulseira de relógio, um fone de ouvido intra-auricular de ótima qualidade, nas cores vermelho e preto combinando com o aparelho e cabo USB para conexão ao PC e recarga da bateria. Optei por usar o meu próprio fone de ouvido o qual escolhi a dedo tempos atrás.
A seguir vou destacar as principais características do MOTOACTV, já me policiando para não escrever demais, pois o produto tem muitas facetas. Mas vamos ser justos e dar espaços semelhantes para cada dispositivo testado.
O painel ou visor é grande, com dígitos de ótimo tamanho (ainda mais para mim que uso óculos para ver de perto e não corro de óculos). Tem também iluminação constante do visor durante a corrida. Isto proporciona ótima experiência e visualização ao correr durante o dia, ao entardecer ou de noite. Mas para ser usado como relógio comum o botão de “on/off” tem que ser acionado para ligar o visor por medida de economia de energia.
[singlepic id=4002 w=320 h=240 float=]
Na foto abaixo se pode ver além das horas a quantidade de calorias já queimadas (1059), que se acumula corrida a corrida (ou caminhada). Serve também como um ótimo fato motivacional.
[singlepic id=4001 w=320 h=240 float=]
Duração da bateria é compatível com o tipo de serviço que ele presta. Usado apenas como relógio (tendo que ligá-lo para ver as horas) dura perto de 15 dias (a Motorola divulga até 325 horas). Porém em “treinamento”, usado com o GPS fui capaz de fazer no máximo 2 ou 3 treinos com ele. O visor iluminado cobra a conta aqui.
A conectividade é algo que me impressionou. Quando eu iria imaginar que um relógio iria sincronizar os dados com a Internet via Wi-Fi. Sim ele se conecta à rede sem fio de sua casa ou trabalho e envia os dados da corrida. Além disso, ele tem comunicação via Bluetooth que vou explicar melhor adiante (mais surpresas).
O site que reúne as informações da corrida é muito completo e ao contrário do GARMIN CONNECT, este está em português (com alguns mínimos deslizes na tradução). O endereço para acesso é http://motoactv.com . Para meu ESPANTO depois que fiz o meu cadastro, na próxima vez que me conectei meus dados de corrida JÁ ESTAVAM LÁ!! Como tinha configurado o Wi-Fi ele mesmo “percebeu” conexão e fez o envio dos dados de forma automática (sem que eu percebesse). Os dados também podem ser enviados manualmente caso se deseje forçar o envio.
[singlepic id=4000 w=320 h=240 float=]
para visualizar uma versão ampliada – clique aqui
O GPS apresentou surpresas interessantes. O tempo para que o sinal seja obtido é incrivelmente pequeno. A primeira vez demorou 3 minutos e depois disso sempre estava pronto para o treino em menos de 10 segundos. Mais rapidamente que o Garmin 405 e Garmin 610. Isso se deve a atualização constante dos dados de posicionamento dos satélites, obtidos a cada sincronização de dados.Em relação à precisão do GPS aconteceram diferenças curiosas. Corri cerca de 8 vezes com os dois relógios. Em 3 ou 4 vezes mediu menos que o Garmin 610. Outras 3 vezes mediu mais que o Garmin e uma única vez mediu exatamente igual. Imagino que os “mecanismos” dos GPSs não os mesmos e por isso ocorre alguma discrepância. Mas no dia que corri 14 Km a diferença entre ambos foi de apenas 250 metros, diferença menor que 2%. Como não são dispositivos “para uso militar” considero a precisão mais do que satisfatória!! Não importa quem está mais certo MOTOACTV ou GARMIN. Para mim ambos estão certos.Uma das telas com informações sobre a corrida existente no MOTOACTV consiste do mapa do percurso da corrida (ou caminhada). Há o mapa do Brasil embutido no dispositivo com suporte às principais cidades brasileiras. A tela é pequena, não dá para ver detalhes, mas é muito interessante. E é algo ÚNICO em todos os relógios de corrida que eu já vi.
[singlepic id=4004 w=320 h=240 float=]
O MOTOACTV é também um MP3 PLAYER inteligente. Ele tem memória interna de 8 Gb (parte desta memória está em uso ? sobra cerca de 6.5 Gb) na qual suas músicas e “playlists” podem ser gravadas. Tem saída para fone de ouvido (plug convencional) que acompanha o dispositivo. Trata-se de um fone nas mesmas cores preto e vermelho para combinar com o aparelho.
[singlepic id=4003 w=320 h=240 float=]
Ainda sobre o “lado musical” do MOTOACTV” uma das análises feitas pelo site http://motoactv.com é a influência da música no ritmo de sua corrida. Claro que o ritmo varia também por outros motivos, mas a associação é bem interessante.Além disso, aconteceu algo muito interessante que me surpreendeu no primeiro dia que o usei para ouvir músicas. Depois de 25 minutos de corrida o volume da música diminuiu e uma simpática voz feminina me aconselhou a tomar água, pois a hidratação durante o exercício é essencial. Muito legal!!
Surpreendeu-me saber que BLUETOOTH está presente no MOTOACTV. Há duas aplicações interessantíssimas. Se o usuário dispuser de um fone de ouvido bluetooth este pode ser “sincronizado” com o MOTOACTV e desta forma não ter fio algum conectado, dando um pouquinho mais de liberdade de movimento para o corredor.Outro uso muito interessante é conexão com seu telefone celular. Seja um MOTOROLA ou outro que use o sistema Android. Alguns corredores usam “pochetes” ou pequenas mochilas enquanto correm e seu celular pode estar ali. Uma vez conectado o MOTOACTV com o celular o usuário pode atender chamadas (precisa de heasdset bluetooth) ou mesmo ler mensagens de texto SMS no visor durante a corrida.
[singlepic id=4005 w=320 h=240 float=]
A MONTAGEM do MOTOACTV é versátil. Já citei a pulseira para “relógio” e a braçadeira. Há também uma prática adaptação para bicicleta para quem prefere este outro esporte.
[singlepic id=4006 w=320 h=240 float=]
Porém há um GRANDE CUIDADO a tomar com o MOTOACTV. É definido como um dispositivo “à prova de suor”. Não é “à prova de água”. Explicando melhor, jamais deve ser usado em piscinas, no mar, etc. Se ao correr cair uma chuva, respingos, tudo bem. Mas se imerso na água… Até mesmo entrar embaixo do chuveiro significa perigo para a integridade do dispositivo. Quem é usuário de outros relógios de corrida e for aderir ao MOTOACTV não pode se esquecer disso. Os outros 3 dispositivos testados (Polar RS200SD, Garmin 405 e Garmin 610) permitem tomar banho com eles, mergulhar em um piscina (mergulho recreativo e não esportivo), entrar no mar, mas não o MOTOACTV.
Há uma variedade de ACESSÓRIOS para o MOTOACTV. Por exemplo, cinta peitoral para monitoração cardíaca. Este acessório não veio com o exemplar que me foi emprestado. Mas descobri que a cinta do GARMIN era reconhecida pelo MOTOACTV!! Ajudou muito meu teste. Outros acessórios são as “pulseira”, “braçadeira”, fone de ouvido ou headset bluetooth
Outras informações podem sobre o MOTOACTV podem ser obtidas no próprio site da Motorola clicando aqui.
Resgato abaixo foto já mostrada no texto anterior (sobre o Garmin Forerunner 610) na qual mostro ambos os relógios, um em cada braço. Eu usando meu próprio fone de ouvido ligado ao MOTOACTV. A camisa bem molhada denuncia que a corrida foi boa!!
[singlepic id=3987 w=320 h=240 float=]
Pontos Positivos: design inovador, múltiplas funções (GPS, relógio, MP3 Player), conexão bluetooth com fone de ouvido e telefone celular, excelente painel retro iluminado com ótima visualização (tanto pelo contraste como pelo tamanho das letras/dígitos). Tem preço acessível frente ao imenso conjunto de recursos.
Pontos Negativos: a duração de bateria não é tão extensa por conta da iluminação do visor durante a corrida. Não é resistente à água (em maior volume). Tomar banho, mergulhar em uma piscina ou no mar são fatais para o MOTOACTV. Cuidado.
Preço referência: US$ 249 (sem acessórios) – preços obtidos na www.AMAZON.COM . Achei também no Brasil por R$ 999,00 no www.fastshop.com.br
LINKS RELACIONADOS
Correndo com um computador no pulso ? parte 1 – Polar RS200SD e Garmin 405
Correndo com um computador no pulso ? parte 2 – Garmin Forerunner 610
Correndo com um computador no pulso ? parte 3 – Motorola MOTOACTV
PS: este texto foi originalmente publicado como “Correndo com um computador no pulso ? parte 3 ? Motorola MOTOACTV” em meu blog pessoal FXREVIEW