Como a Inteligência Artificial está alimentando o crescimento do varejo

A grande geração de dados na internet foi o ponto de partida para o desenvolvimento da tecnologia

Author Photo
1:46 pm - 28 de novembro de 2019

A Inteligência Artificial (IA) está transformando o espaço do varejo, melhorando as operações e entregando experiências de consumo engajadoras. A tecnologia se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas, enfim, a capacidade de ser inteligente.

Case interessante, a 1-800-FLOWERS.COM está utilizando a IA da IBM (Watson) para melhorar o atendimento personalizado online. Em tempos antigos, o cliente iria até a floricultura, já era conhecido do vendedor, e este que saberia auxiliá-lo na escolha do produto, pois provavelmente também conhecia a pessoa para quem eram as flores.

A 1-800-FLOWERS.COM passou a utilizar a GWYN, um computador que simula exatamente um atendimento personalizado. Por meio de perguntas sempre voltadas à necessidade de entrega do produto (informado pelo cliente), faz um “diagnóstico” e oferece um portfólio apenas com os produtos que sejam possíveis de serem entregues, e que atendam exatamente o desejo do cliente.

A grande geração de dados na internet foi o ponto de partida para o desenvolvimento da inteligência artificial. Agora, a tecnologia está ajudando o varejo, possibilitando que milhões de dados sejam incorporados nas análises de mercado e dos consumidores, para um atendimento “tailor made”. Em grande escala, pode gerar muitas vendas e fidelizações.

Como disse Thomas Watson Jr.: “Nossas máquinas não devem ser nada além do que ferramentas para empoderar ainda mais os seres humanos que as usam”. E a IA entrega este poder aos varejistas.

*Por Luis Rocha, colaborador do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR)

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.