Brasil: um caso de sucesso do Open Finance

Sistema tem hoje 15 milhões de clientes únicos e 22 milhões de consentimentos no país

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por ABCD
9:56 am - 15 de fevereiro de 2023
Prateek Katyal/Pexels

Por Claudia Amira, diretora-executiva da ABCD (Associação Brasileira de Crédito Digital)

Dois anos após seu lançamento – como Open Banking, no que já parece um longínquo 2021-, o Open Finance atingiu no começo de fevereiro a marca de 15 milhões de clientes únicos e 22 milhões de consentimentos no país. 

Os dados divulgados pelo Banco Central apontam também que mais de 800 instituições participam atualmente do sistema, incluindo fintechs, bancos e cooperativas de crédito. Segundo comunicado do BC, os participantes do Open Finance devem avançar no compartilhamento de dados para novos produtos e serviços neste ano, para além de outras funcionalidades e melhorias. 

Poucos dias antes da manifestação do Banco Central atestando o sucesso do sistema financeiro aberto, o país apareceu como um dos grandes destaques do Global Open Finance Index, relatório elaborado pelo Open Banking Excellence, com a participação, entre outras instituições, da Universidade de Oxford e Banco Mundial. 

Compilando as percepções de mais de 400 especialistas em 23 mercados, o levantamento apontou que o Brasil deve superar o Reino Unido na liderança global do Open Finance. O material destaca que o país “atingiu a marca de 5 milhões de contas conectadas menos de um ano após o término do 1º prazo de implementação, feito que demorou entre quatro e cinco anos no Reino Unido”. A alta qualidade da regulação do Banco Central também mereceu destaque na publicação. 

Bandeira da Associação Brasileira de Crédito Digital desde o começo das discussões a respeito da implementação do Open Banking no país – a entidade ocupa hoje uma das cadeiras no Conselho Deliberativo da Estrutura Definitiva do Open Finance –, o sistema, mais do que números e destaque internacional, vem demonstrando os benefícios projetados no seu lançamento. 

Acesso a produtos inovadores, melhor avaliação de crédito e empoderamento dos consumidores são algumas das realidades já possibilitadas pela iniciativa. A longo prazo, espera-se o aumento da concorrência, o que impactará diretamente em melhorias contínuas na jornada dos clientes, cada vez mais empoderados pela propriedade de seus dados, além da diminuição na assimetria de informações, fundamental para o mercado. Desta forma, é possível afirmar: o case de sucesso do Brasil no Open Finance está só começando. 

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