A batalha do Webmail esquenta – Windows Live HotMail
Se bem me lembro, a febre dos e-mails online (webmail) começou a ficar forte no Brasil na época do ZIPMAIL, já extinto (incorporado pelo TERRA ou coisa parecida). Já havia HOTMAIL (desde 1996) e mais alguns outros. O grande apelo de poder checar seu e-mail a partir de qualquer computador seduzia muita gente. Porém o ânimo esmaecia quando se tropeçava em limitações sérias de espaço para armazenar os e-mails, performance baixa, etc.
Isso mudou ao longo do tempo. Hoje são inúmeras as soluções de Webmail, desde aqueles oferecidos pelos provedores de acesso pagos (UOL, TERRA, GLOBO, MANDIC, etc.) como os gratuitos: HOTMAIL, YAHOO, GMAIL, etc. Todas estas atualmente com espaço de sobra.
A EVOLUÇÃO
O HOTMAIL nesta semana foi “promovido” oficialmente a WINDOWS LIVE HOTMAIL. Já vinha sendo testado por inúmeros usuários na sua versão Beta há tempos. A Microsoft atesta que no Brasil o HOTMAIL representa 54% dos usuários no geral e que desde julho de 2005 a março de 2007 a base de usuários cresceu 82% chegando ao atual (e respeitável) número de 23 MILHÕES de contas ativas. Eu questionei este número. Explicaram-me que de fato são contas utilizadas nos últimos 30 dias. Dessa forma quem tem conta hotmail só para uso do Messenger não está computado nessa estatística.
[singlepic id=7731 w=320 h=240 float=]
A nova roupagem do HOTMAIL-WINDOWS LIVE HOTMAIL, traz novidades interessantes para usuários mais sofisticados e alguns recursos que me surpreenderam. O espaço foi ampliado para o “padrão do mercado”, ou seja, 2 Gbytes. A interface foi redesenhada e agora utiliza a tecnologia AJAX que permite muito maior interatividade, uso do botão direito do mouse para acionar funções, arrastar e soltar, etc. Eu já conhecia estas funções desde a versão de Webmail do Exchange 2003 e mais recentemente do Exchange 2007 (que por sinal deve ter sido a inspiração do novo Hotmail pelas similaridades existentes). Existe a possibilidade de alternar a interface do usuário para a interface “clássica”, inspirada no antigo HOTMAIL. Essa é um pouco mais leve pois usa HTML puro mas não tem todos os serviços e confortos da versão AJAX.Segundo a Microsoft os outros navegadores como Firefox e Safari rodam perfeitamente o novo sistema(embora o Safari somente no modo “clássico”).
Eu tenho o meu próprio servidor de e-mail e por isso normalmente não teria grande interesse por um e-mail online. Mas não posso negar que as funções de busca (super rápida), anti-spam, proteção contra vírus (para receber e enviar anexos-powered by TREND MICRO), o conforto do “auto-completar” (aquele recurso que ao iniciar a digitação de um e- mail o sistema “adivinha” o endereço sendo digitado) e múltiplas “personalidades” são recursos muito interessantes.
O Anti-SPAM trabalha com o conceito de “lista negra” e “lista branca” além do filtro “inteligente” do próprio Window Live Hotmail. Cada vez que alguém “negativa” um e-mail, classificando-o como spam, isso alimenta uma base de dados geral que ajuda a melhorar a filtragem de todos os usuários.
“Múltiplas personalidades” atende à situação da pessoa estar fora da empresa, mas quer responder um e-mail de forma que quem recebe veja o endereço corporativo e não o e-mail pessoal do emissor. Isso para ser configurado exige um processo que é uma questão de segurança. Configura-se esta nova personalidade. Aquele endereço corporativo recebe um e-mail com um LINK para aprovação (senão seria uma festa mandar e-mails em nome de outrem). Somente após isto que o recurso estará disponível.
Uma ferramenta que ainda não está pronta, mas estará em breve liberada para download é o conector para o Outlook (qualquer Windows) e para o Windows Mail (do Vista). Assim estes programas podem ser usados como clientes no desktop para o serviço, mantendo uma cópia dos dados no PC e a base de mensagens oficial e permanente no servidor do Windows Live Hotmail da Microsoft.
Sabe aquela conta de e-mail antiga que você tem, que não quer perder? Aquela que um dia você registrou um domínio e não está usando? O Windows Live Hotmail permite que esta conta seja gerenciada pelo Hotmail. Há uma página com as instruções para fazer isso. Na essência ensina como configurar o registro MX do DNS (no provedor do domínio) redirecionando as mensagens. Não pode haver confusão. A Microsoft não está registrando domínios para as pessoas e sim permitindo que aquele domínio que você já tem, possa ser usado com a interface do Windows Live Hotmail, que é uma boa !! Uma pequena empresa pode ter seu próprio gerenciamento de e-mails usando somente as ferramentas on-line disponíveis. Quem quiser saber mais pode encontrar informações em
Para manusear volumes grandes de contas de correio eletrônico, a MS oferece uma extensão deste conceito dirigida para as instituições de ensino superior para que elas mesmas gerenciem suas contas, direcionadas para o servidor do Windows Live Hotmail. Este tipo de instituição pode precisar de muitas centenas e mesmo muitas dezenas de milhares de e-mails. Uma destas instituições deve possuir um Microsoft Identity Integrator Services (MIIS), produto vendido no mercado por cerca de R$ 1.100,00, para permitir o amplo gerenciamento e criação das contas de todos os usuários. Uma primeira implantação deste modelo está em progresso feita pela FIA, Fundação Instituto de Administração (uma fundação ligada à faculdade de Administração e Economia da USP), que ministra cursos de pós-graduação e MBAs. Ela vai oferecer e-mails para todos os seus alunos e ex-alunos.
O modelo de negócio (custeio) do sistema é baseado em publicidade. Não se assuste! A Microsoft não vai mandar enxurradas de e-mails para o usuário. Consistem em dois ou três “super banners” colocados na tela de abertura do sistema e na “página home” do usuário. São propagandas no idioma da pessoa e pertinentes ao perfil informado no cadastro realizado. Isso paga a conta!
Eu acho notável a “chegada”, ou melhor, a revigorada e revitalizada que o HOTMAIL experimentou. Quando o GMAIL puxou para cima o conceito de “espaço não é problema”, os outros vieram de carona. Cada vez que um destes provedores lança uma nova geração de seu sistema, quem ganha no fundo são os usuários. A “bola da vez” é o Windows Live Hotmail que trouxe um conjunto de atrativos que faz pensar mesmo um detentor de seu próprio servidor de e-mails como eu…