Liderança Agile: O novo jeito de liderar

A Liderança Agile está mudando, definitivamente, a forma como as equipes trabalham. E você, já entendeu o recado?

Author Photo
4:29 pm - 16 de abril de 2021

Recentemente assumi a responsabilidade pelo time de Agile Masters do Banco Digio e intensifiquei meus estudos e reflexões neste tema. E, claro, que estou aprendendo e co-construindo com os mestres no tema – vocês profissionais de Tecnologia e Produtos Tecnológicos.

E, sinceramente, não vejo outro futuro para o mundo do trabalho – que inclusive será necessariamente híbrido daqui para frente – que não este.

Em um contexto que de  VUCA (vulnerável, incerto, complexo e ambíguo) adicionamos natural incompreensão, fragilidade e ansiedade, decorrente, ao meu ver, da não linearidade que leva a caminhos distintos e inimagináveis, nos resta sair definitivamente do PCC (Planejamento, Comando e Controle) e literalmente “correr” para o  PCA (Propósito, Cultura e Aprendizado).

Métodos tradicionais de gerenciamento precisam dar espaço para a inteligência coletiva, a tomada de decisões descentralizada e a ascensão de responsabilidades por parte de todos.

Os desafios da pandemia levaram à adoção da liderança Agile nas áreas de Tecnologia e nos negócios em geral: a necessidade de rápida transformação digital levou a entrega de  projetos por equipes multifuncionais e a liderança Agile provou ser o melhor caminho.

E como adotá-lo?

Para começar tendo líderes servidores: abertura e disponibilidade para o time, promoção de interação e comunicação, decisões rápidas e atuação para restabelecer a ordem quando esta se perde ou ainda não se tem (exemplo: no início de um War Room) são algumas das principais características, ao meu ver.

Neste sentido, dado que nossa coluna visa te alavancar: você se vê com mente aberta? Incentiva suas equipes a tomar suas próprias decisões? Curte o processo de aprendizagem e reflexão? Aceita os fracassos e celebra os sucessos?

Caso respondeu não para alguma destas – bora mudar seus comportamentos !

E como evitar o potencial caos e/ou anarquia?

Ao meu ver, promovendo entendimento do propósito, alto senso de responsabilidade e criando um equilíbrio cuidadoso entre liberdade total e micro gestão.

Que tal falarmos mais disto no próximo artigo?

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.