A importância da transformação ágil

Agilidade traz ainda vantagens indiretas, como a melhoria do clima entre áreas e na organização como um todo 

Author Photo
2:49 pm - 14 de outubro de 2021

Uma das principais reclamações por parte das companhias na hora de iniciar novos projetos é a morosidade no processo de execução. Entre garantir que o planejamento seja realizado de acordo com os cronogramas e que a entrega final esteja coerente com o que foi inicialmente pensado, existem muitas etapas que acabam durando tempo demais, além dos problemas de comunicação entre os times e desalinhamento com as expectativas dos clientes.

Para facilitar e simplificar todo esse processo é que foram desenvolvidas as metodologias ágeis. Elas surgiram na indústria de TI para sanar dificuldades comuns entre as empresas que precisavam gerenciar projetos, e, devido a sua efetividade, se estenderam para além de soluções ligadas apenas a tecnologia,

Seus princípios mais importantes estão gravados no Manifesto Ágil, um documento que oficializa a existência dos métodos e orienta sua aplicação. São eles: comunicação; praticidade; alinhamento de expectativas e colaboração e adaptabilidade e flexibilidade.

Entre os modelos de gerenciamento de projetos mais conhecidos temos o Scrum, Lean, Kanban e Smart. Ainda que cada um tenha sua particularidade e sejam focados em diferentes aspectos, todos se destacam por agilizar processos visando entregas mais rápidas, com ciclos de desenvolvimento mais curtos e prazos bem definidos, tornando assim o trabalho final mais assertivo.

Com resultado efetivo da implementação dessas novas metodologias ágeis de trabalho, os times passam a ser mais autônomos, produtivos e precisos nas entregas. E os benefícios de realizar essa troca das abordagens mais tradicionais de administração de planejamento por esses modelos não param por aí: ainda é possível perceber um maior alinhamento entre as equipes e os clientes, resultando na solução mais veloz de eventuais problemas; economia de recursos e diminuição de riscos, já que as possibilidades de erros que gerem prejuízos são reduzidas; e a criação de um ambiente mais flexível à novas ideias e alternativas.

Além disso, há ainda as vantagens indiretas que a transformação ágil pode trazer, como a melhoria do clima entre áreas e na organização como um todo e o desenvolvimento de uma maior credibilidade e confiabilidade dela perante o mercado.

Portanto, esses modelos são ferramentas extremamente importantes, ainda mais no cenário atual, no qual as empresas estão investindo em transformação digital e trazendo a inovação para o centro dos negócios. Eles se complementam, pois não dá para ter uma TD totalmente efetiva sem os métodos ágeis, assim como o sucesso deles é muito maior quando já há na companhia uma cultura de digitalização sendo implementada. O resultado de todo este processo é a geração de mudanças estruturais, com agilidade, impactos positivos e crescimento sustentável dos negócios.

*Gustavo Caetano é CEO da Sambatech e Samba Digital

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.