Citrix adiciona suporte a Xen Server 6.0 no Cloudstack 3.0

Author Photo
11:47 am - 16 de fevereiro de 2012

A Citrix adicionou suporte para Xen Server 6.0 com maior integração com o hipervisor no Cloudstack 3.0 e, também, um controlador de entrega de aplicativo da Netscaler. Além disso, a empresa lançou seu Citrix Cloud Community, que certifica integrações de produtos e serviços com os parceiros da companhia.

Os novos recursos facilitam a integração do Cloudstack com outros produtos e serviços usados por TI e criam programas de certificação para outros fornecedores participarem. O resultado é uma elaboração de plataforma melhorada na qual a empresa pode basear a nuvem privada.

Segundo um relatório de pesquisa da InformationWeek Analytics sobre Serviço Orientado em TI, somente 10% das empresas não têm automação e 11% são altamente automatizadas. O restante – 79% – está em processo e automação de TI. Há inúmeros benefícios nesse processo, desde provisionamento mais rápido de serviço até menores erros de configuração. Outros benefícios incluem o fornecimento de um catálogo de serviços que permite aos usuários perceberem o culto por projeto e que a área de TI controla melhor o uso de recursos e despesas. Antes de conseguir os benefícios adicionais, é preciso uma elaboração e automação de sistema para preparar terreno – o Cloudstack 3.0 é tal base.

A integração do serviço com o Xenserver 6.0 vai além do típico controle de funções como a iniciação, encerramento, pausa e destruição de uma máquina virtual. Ela expõe recursos para Cloudstack como configuração de rede, armazenamento e parâmetros de segurança do hipervisor por meio de pods e de centro de dados múltiplos. Não vai tão além como outras plataformas de elaboração, mas fornece provisionamento bare-metal.

A empresa alega que o serviço pode administrar dezenas de milhares de servidores com o seu sistema de gerenciamento. Sua integração direta com o servidor oferece acesso direto aos recursos, que permitem o fato.

O serviço também adiciona o que a empresa chama de networking as a service (NaaS). As melhorias de rede são projetadas em torno do gerenciamento centralizado dos componentes de rede dentro dos hipervisores, bem como o gerenciamento centralizado das aplicações Netscaler SDX, da Citrix, e aplicações virtuais VPX.

O Cloudstack também pode ser integrado com suites físicos, mas isso é feito por meio de conexão terceirizada. Com a versão 3.0 os administradores podem criar e gerenciar VLANS e roteadores virtuais em vsuites Xenserver. O controle de configuração não se estende a suítes físicos.

Já o gerenciamento de rede, juntamente com o CloudBridge da empresa oferece IP elástico similar ao Elastic IP da Amazon, onde um endereço IP de um host pode se mover com o VM atrás de pods ou mesmo centro de dados, possibilitando um migração tranquila de hosts.

A integração com o Netscaler está relativamente avançada, permitindo a completa administração do balanceamento de carregamento, VPN e funcionalidade de roteamento dentro do Cloudstack.

O serviço simplificou o processo de implantação de aplicativos usando a interface pegue-e-solte que permite que os administradores extraiam as políticas de configuração e conexão de rede no Cloudstack, bem como evite que os detalhes sejam visualizados.

Como outros fornecedores de elaboração, a Citrix não pode fornecer todos os recursos de automação para todos os produtos que os clientes potenciais podem usar. Para dar suporte a integração de terceiros, a empresa lançou a Citrix Cloud Community, que foi lançada com 2.200 serviços e produtos com mais planejados.

Tradução: Alba Milena, especial para o IT Web | Revisão: Thaís Sabatini

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.