Categories: Notícias

CIO Insight: CIO e o marketing da TI

Há tempos tem-se conhecimento da importância da TI nas empresas e o papel que o CIO exerce como integrador, condutor e disseminador do negócio “TI”. Como integrador, o CIO precisa fazer com que as áreas de negócio conversem quando estas precisam organizar e otimizar seus processos de negócio evitando retrabalho, porque há de se pensar sempre que, a cada movimento feito, normalmente, ocorrem impactos nos processos em mais de uma área de negócio das empresas. Mas como obter o reconhecimento e a credibilidade para poder integrar e conduzir?

Muito planejamento, proatividade e controle são fatores que habilitam TI ganhar credibilidade e reconhecimento. Mas como mostrar que tudo esta sendo feito com planejamento, controle e que os profissionais de TI são proativos? 

Indicadores quantitativos e qualitativos devem ser apresentados e com eles ações para fins de melhorar os processos de negócio devem ser conduzidas. Mas como apresentar esses indicadores? Como disseminar a cultura referente a forma com a qual a TI é gerida e que esta gestão melhora a prestação de serviços?

A resposta é única: marketing. Muita comunicação, muito contato com os responsáveis pelas áreas de negócio e muito envolvimento do e no negócio da empresa. Reuniões para apresentação de indicadores sempre elaborando planos de ação baseados nestes indicadores, realizar visitas freqüentes nos locais onde os processos de negócio são conduzidos além de utilizar todos os meios de comunicação da empresa para apresentar os indicadores, processos e realizações de TI. Apresentar também resultados de benchmark é muito importante uma vez que através dele é possível verificar como esta a TI da sua empresa comparada às TIs das outras empresas do mesmo segmento.

E por fim e tão importante quanto o CIO disseminador é ter uma equipe composta por profissionais habilitados a representar área de TI e consequentemente disseminadores também. Profissionais proativos e habilitados a disseminar são  aqueles que conhecem não apenas tecnicamente informática, mas que conhecem o negócio da TI e o negócio da empresa.

Deixo como mensagem final, a certeza e a experiência de que ter uma equipe bem treinada e envolvida com o negócio da empresa, além de indicadores quantitativos e qualitativos habilita ao CIO conduzir o marketing da TI de maneira clara, concisa e com muita credibilidade. Marketing é tudo, ainda mais com total embasamento.

*Cibele Tessari é gerente de TI da Andrade Gutierrez. A executiva escreveu com exclusividade para a InformationWeek Brasil.

Leia mais:

Confira todos os artigos já publicados 

Recent Posts

Google e CBF usam inteligência artificial para preparar o Brasil na Copa do Mundo

Na semana de estreia do Brasil na Copa do Mundo, o Google anunciou nesta quarta-feira…

35 minutos ago

Empresas brasileiras aceleram investimentos em IA, mas falham em governança

O avanço da inteligência artificial nas empresas brasileiras tem ocorrido em ritmo acelerado, mas a…

1 hora ago

Google, Sebrae, Itaú Unibanco e Tera lançam programa gratuito de IA para empreendedores

O empreendedor brasileiro já convive com a inteligência artificial (IA), mas ainda enfrenta o desafio…

3 horas ago

Natura busca startups de beleza para programa de aceleração voltado à inovação e crescimento na América Latina

A Natura abriu as inscrições para a edição de 2026 do Natura Innovation Challenge, iniciativa…

4 horas ago

Google Cloud anuncia programa de capacitação em IA e nuvem para 3 milhões de brasileiros

O Google Cloud anunciou a ampliação de sua meta de qualificação profissional no Brasil e…

5 horas ago

Com a IA, setor de saúde vive revolução que o marketing digital proporcionou há dez anos

por Eduardo Barros A transformação da inteligência artificial (IA) nos negócios lembra o que aconteceu…

6 horas ago