Notícias

Chinesa Horwin anuncia motos, bikes e patinetes elétricos no Brasil

O mercado de veículos elétricos no Brasil vai ganhar mais um player. Nesta sexta-feira (22), durante o Salão Duas Rodas, a Horwin, fabricante chinesa, anunciou planos para fabricar e lançar veículos no Brasil.

A empresa, focada em veículos elétricos inteligentes, foi fundada em 2014 e três anos depois se expandiu para a Europa. Hoje, a revenda da Horwin atua em mais de 40 países.

No último ano, a empresa vendeu 2,5 milhões de veículos elétricos na China e 10 mil no mercado internacional. O foco em mobilidade urbana e sustentabilidade é um dos destaques dos lançamentos.

Para o mercado brasileiro, a empresa visa a instalação de um escritório local. A cidade ainda não está definida, embora São Paulo esteja no topo da lista.

De acordo com o CEO da Horwin, Wendsor Zhou, o mercado brasileiro é a porta de entrada ideal na América do Sul. “O Brasil é o maior mercado de duas rodas na América do Sul. Os consumidores locais querem veículos mais sustentáveis”, disse.

A empresa fabrica veículos elétricos como motocicletas, bicicletas, patinetes e scooters. Ao IT Forum 365, a assessoria da marca afirma que a ideia é ter uma produção local por aqui.

Quando chegam no Brasil?

A estimativa de lançamento dos produtos no Brasil é para o final do primeiro semestre de 2020. Os executivos da empresa estão no Brasil para decidir em qual cidade será feita a fabricação dos veículos.

Também vem sendo discutida a hipótese de iniciar a fabricação em conjunto com parceiros. Outras parcerias para revendas também estão sendo desenvolvidas. Portanto, até que tudo seja definido, os modelos poderão ser importados, como acontece em mercados europeus.

A empresa também cita que vai atuar tanto no modelo B2B (business to business) quanto no B2C (business to consumer). Apesar do foco em motocicletas elétricas, a Horwin deverá trazer para o Brasil, também, bicicletas e patinetes.

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

10 horas ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

11 horas ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

12 horas ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

12 horas ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

12 horas ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

13 horas ago