Cemig e CPqD desenvolvem rede para integrar cabos elétricos e fibra ópticas

Author Photo
3:14 pm - 07 de março de 2017

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e o CPqD desenvolveram uma rede sinérgica experimental inédita com capacidade de transmissão simultânea de energia elétrica e comunicação de dados em banda larga. A tecnologia usa cabos condutores especiais integrados que trazem fibras ópticas em seu núcleo.

O projeto piloto da rede já está funcionando em escala real na UniverCemig, em Sete Lagoas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Carlos Alexandre Meireles Nascimento, engenheiro de tecnologia e normatização da Cemig e um dos desenvolvedores dessa tecnologia, explica que a rede sinérgica em operação já tem uma configuração muito próxima da solução industrial desejada, porque as parceiras conseguiram desenvolver protótipos bem próximos de uma aplicação comercial. De acordo com o executivo, a etapa final será padronizar a solução tecnológica nas áreas de engenharia, planejamento, projeto e construção de redes da Cemig.

A intenção do projeto é diminuir a quantidade de cabos de comunicação de dados nos postes da distribuidora de energia, que é proprietária de grande parte do posteamento no estado de Minas Gerais. A Empresa possui convênio de compartilhamento dessas estruturas com as operadoras de telefonia, internet e TV a cabo, que possuem, cada uma, cabeamento próprio que se acumula nos postes, principalmente nos grandes centros urbanos.

A iniciativa é resultado de um projeto desenvolvido com recursos da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em colaboração com o CPqD e com o apoio da CemigTelecom e da indústria nacional especializada (Furukawa, Balestro e Workeletro).

Redes sinérgicas
O conceito de rede sinérgica é derivado do significado da palavra “sinergia”, ou seja, quando se tem a associação ao mesmo tempo de vários dispositivos executores de determinadas funções que contribuem para uma ação coordenada. A ideia das redes sinérgicas surgiu a partir da experiência da Cemig com smart grid (redes inteligentes), em que a fibra óptica é o melhor meio de transmissão de dados em banda larga para atender os requisitos de comunicação de dados das futuras redes de distribuição de energia da companhia.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.