Vertiv traz ao Brasil academia para treinar profissionais de data center
Vertiv Academy Latin America fica em Barueri e oferecerá treinamentos e capacitação para profissionais da América Latina
A Vertiv anunciou na quarta-feira (12) o início das operações da The Vertiv Academy Latin America, centro de treinamento para profissionais de data centers. A instalação de 150 metros quadrados fica em Barueri, na região metropolitana de São Paulo, e simula o ambiente de um data center para capacitar profissionais em um ambiente de testes “seguro e controlado”, segundo a empresa.
Instrutores locais – que segundo a Vertiv têm, em média, mais de dez anos de experiência na indústria – serão responsáveis pelos treinamentos de profissionais brasileiros e de outros países da América Latina. Os treinamentos são disponibilizados em português, espanhol e inglês, e incluem melhores práticas de gerenciamento e serviços de infraestrutura digital crítica, com ênfase em soluções de gerenciamento de energia e gerenciamento térmico da marca.
Os serviços oferecidos na Vertiv Academy são exclusivos para usuários de soluções (clientes), parceiros de canal e para equipe interna de serviços da Vertiv – principalmente engenheiros de atendimento ao cliente.
“Os data centers de HPC e para aplicações de inteligência artificial estão chegando na América Latina e demandam uma nova geração de profissionais com novas competências”, diz em comunicado Francisco Sales, diretor de serviços para a Vertiv América Latina. “Mais do que nunca, manter esse ambiente operando de forma eficiente requer infraestrutura confiável e uma equipe técnica capacitada para fazer a sua manutenção.”
Leia também: Ransomware não vitima só empresas: funcionários também sofrem, indica pesquisa
Sales cita também a falta de profissionais certificados em melhores práticas de gestão de infraestrutura digital crítica no País como justificativa para investimento no novo centro de treinamento.
Leonardo Barroso, gerente regional de treinamento e suporte técnico para a Vertiv América Latina, explica que a academia dá aos profissionais de data center “um ambiente seguro de testes, acesso aos equipamentos críticos para aprendizado hands-on e as mais novas tecnologias para aprimorar tanto o treinamento como os serviços avançados de campo. O objetivo é prepará-los para enfrentar os desafios da gestão de um data center”, diz.
Vertiv Academy em detalhes
O espaço físico conta com soluções modulares pré-fabricadas e configuradas para incluir a plataforma de monitoramento Environet Alert, da Vertiv, além de sistemas de gerenciamento de energia e gerenciamento térmico. A Vertiv Academy Latin America conta, diz a empresa, com mais de dez simuladores de soluções de gerenciamento térmico.
“Os simuladores da Vertiv permitem aos alunos vivenciarem a interface de equipamentos de grande porte que estão fisicamente em seus data centers, mas não estão presentes na The Vertiv Academy. O simulador suporta a aprendizagem de gestão desses sistemas, sempre com o suporte de profissionais treinados”, explica Barroso.
Além dos simuladores, alunos e instrutores podem também usar realidade aumentada e óculos inteligentes para receber imagens em 3D de equipamentos e projetos. Isso permite, segundo a empresa, que os alunos remotos participem e interajam com as soluções remotamente.
A estrutura dá ênfase às melhores práticas de segurança no local de trabalho. Tanto alunos quanto instrutores precisam aderir às práticas seguras em todos os processos implementados. Além disso, equipamentos de proteção individual (EPIs) como capacetes, óculos e luvas, além de outros equipamentos de segurança, são fornecidos.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!