Categories: Carreira

Transformação digital: adapte-se com estas cinco dicas

O fator humano tem sido um dos mais importantes nos processos de transformação digital pelos quais a maioria das empresas (se não todas) tem passado atualmente. Quando decide se tornar digital, a companhia precisa se reinventar, e esse processo de adaptação passa pelas pessoas, principalmente as lideranças (mas não só elas). Para acompanhar todas essas mudanças, os profissionais precisam se atualizar.

 

Há alguns anos, a CI&T já havia percebido que o principal desafio das empresas para a transformação digital era o mindset dos profissionais, e resolveu criar uma metologia para facilitar todo esse processo de mudança. Um dos principais problemas verificados pela empresa eram os líderes ainda muito habituados com o comando e o controle, características que já não cabem mais no cenário corporativo atual.

 

Um dos motivos é que transformação dos profissionais, principalmente os mais jovens, tem afetado todo o ambiente e as relações de trabalho. Hoje, em meio a tantas mudanças trazidas pela tecnologia, as demandas e a necessidade dos colaboradores são muito diferentes, e exigem perfil diferenciado dos gestores. “As gerações mais novas demandam uma mentalidade diferente. Por isso, para os líderes, é preciso saber desenvolver um time que seja solucionador de problemas”, alerta Marlon Silva, estrategista de liderança e coaching na CI&T no Brasil.

[relacionadas]

Essa mentalidade é necessária, também, para desafogar a própria “bagagem” do líder, para que não fique tão pesada. A dica do especialista é: “menos contato com o problema e mais com o humano”. “Hoje há o líder servidor, muito mais disposto a servir o time e ter um olhar cuidadoso com toda a equipe. É preciso saber proporcionar o protagonismo dos profissionais”, alerta Silva.

 

Para não sofrer as consequências de não acompanhar a atual realidade do mercado, líderes e demais profissionais têm a necessidade de encarar o novo, distanciar-se da zona de conforto e aproximar-se do mindset digital. Para isso, Silva cita cinco dicas práticas aos leitores da IT Trends.

 

Cinco dicas para fazer a sua transformação digital

 

Delivery ágil: o novo timing do mercado, em função do consumidor real-time, entre outros fatores, exige agilidade não somente no desenvolvimento de um produto, mas todos os setores envolvidos, mudando a cultura organizacional. O atual mundo corporativo exige agilidade nas entregas, com ciclos curtos. Isso é possível principalmente por meio da criação de Squads, modelo que consiste em dividir a equipe em pequenos times multidisciplinares com objetivos específicos.

 

Liderança colaborativa: o líder, agora, deve ter habilidades de coach, com menos contato com o problema e mais com o humano. É o que a CI&T chama de liderança lean. “Quando um líder torna-se também um coach, ele é capaz de aplicar essas habilidades em sua própria equipe, em outros gestores pares que, consequentemente, vão reproduzi-las em seus times. Este é o modelo Lean Coaching”, explica Marlon Silva. Diferentemente do coaching tradicional, este modelo forma líderes capazes de auxiliar pessoas a descobrirem novos modos de atuar, potencializar talentos e buscar a melhoria contínua, tão fundamental no atual mercado.

 

 

Autoconhecimento e autodesenvolvimento: o protagonista da sua carreira é você. Não é de hoje que você lê aqui na IT Trends sobre a importância de sair da zona de conforto e investir no seu próprio conhecimento e desenvolvimento. Isso é ainda mais importante no caso da liderança. Quem não conhece o que lhes motiva, seus modelos, seus valores e seu propósito também não consegue motivar outros profissionais. A melhor ferramenta para melhoria contínua é o feedback. Mas é preciso aprender a receber feedbacks e não cair na vitimização. Quem cai nessa armadilha entra em negação e volta para a zona de conforto.

 

Melhoria contínua: a tecnologia criou consumidores cada vez mais conectados e exigentes, não importa o tipo de produto ou serviço que a empresa ofereça. A transformação digital exige dos profissionais a mentalidade de melhoria contínua: ciclo de autoconhecimento, autodesenvolvimento e coaching nunca termina, e tanto líderes quanto outros profissionais devem cada vez mais buscar o aprimoramento constante.

 

Metas, comunicação e engajamento – equipes colaborativas são uma tendência nas empresas inovadoras. Para colocar isso em prática, saber se relacionar e comunicar com colegas é essencial. É preciso saber traduzir de forma clara para a equipe as metas para consegui gerar engajamento e, consequentemente, resultados positivos. Para isso, além de saber aonde quer chegar, é preciso saber quando quer chegar lá e mapear a jornada de desenvolvimento.

 

[newsletter]

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

14 horas ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

15 horas ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

16 horas ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

17 horas ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

19 horas ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

20 horas ago