Carreira

Os pilares para o advogado do futuro: mindset, tecnologia e gestão ágil

O mercado jurídico foi alvo da transformação digital, bem como todo os segmentos e áreas de atuação. Durante os últimos meses, notamos essa transformação ocorrendo de forma acelerada e, com isso, demandando dos profissionais se adaptarem à nova realidade.

Sendo assim, diante da acelerada mudança de era, podemos afirmar que o advogado do futuro se encaixa nesse padrão de profissional que precisa estar antenado e conseguir acompanhar as a revolução do direito 4.0 que vêm acontecendo. Na era digital, é preciso também que os profissionais do Direito pensem além de tudo o que já foi vivido até hoje e façam da tecnologia a sua maior aliada para colocar as pessoas no centro de tudo.

Leia também: Carreira de cientista de dados é promissora. Saiba como se tornar um

Os recursos digitais, como a integração com novas tecnologias, legislações (exemplo a nova Lei Geral de Proteção de Dados), audiências virtuais e profissionalizar a gestão dos escritórios de advocacia vêm ganhando ainda mais força no mercado. Todos esses recursos interferem na rotina em que esses advogados trabalham, colocando em evidência a necessidade de um olhar estratégico para o futuro e modelos de negócios inovadores.

Diante desse novo cenário, é de extrema importância que o mercado jurídico se adeque à essa nova realidade e busque orquestrar a integração das pessoas com a tecnologia como pilar do planejamento estratégico do advogado do futuro. No entanto, isso requer, primeiramente, uma mudança ampla de pensamento.

Mude o seu Mindset: sair da zona de conforto e mudar o Mindset é a chave para mudar definitivamente o status quo da forma de advogar no Brasil e no mundo. Com isso, o profissional do futuro é aquele que está aberto para novos desafios e consegue implementar esse pensamento na prática do dia a dia. Esse novo profissional tem a mentalidade que as tecnologias sejam utilizadas para potencializar suas habilidades e conectar genuinamente todos os agentes do ecossistema jurídico do País, colocando o operador do direito como protagonista desse movimento irreversível.

Explore novas tecnologias: nos escritórios de advocacia, já podemos notar as tradicionais pilhas de papéis sendo deixadas de lado, assim dando espaço para a centralização digital desses documentos. Não só por questão de organização, mas esses recursos têm garantido ainda mais assertividade aos processos, uma vez que não demandam a participação humana em atividades repetitivas e manuais. Além disso, soluções que utilizam a Inteligência Artificial podem dar ainda mais agilidade na resolução dos casos. Logo, podemos notar que isso é algo que agrega valor para os dois lados: profissional e cliente.

Seja um diferencial no mercado: toda a evolução tecnológica que estamos presenciando não diz respeito somente ao profissional do futuro, mas também sobre o consumidor atual. Estudos apontam que esse novo consumidor está cada vez mais seletivo, consciente e tecnológico, mas essas atitudes não estão relacionadas somente ao “novo normal”, elas já foram incorporadas pela sociedade. O que o seu negócio jurídico tem de diferente para entregar a esse novo consumidor? Por meio da tecnologia, entregue facilidade, segurança para os seus clientes e acima de tudo acesso a justiça.

Unindo os três principais pilares apresentados acima, podemos enxergar o advogado do futuro como um profissional com muitas habilidades e cobiçado pelo mercado. Por outro lado, temos que ter em mente que a transformação é continua e exponencial, ela ocorre a todo momento, então, é preciso sempre aprimorar e atualizar essas habilidades adquiridas ao longo da trajetória. No fim, você não será visto somente como um advogado, mas também um profissional dinâmico e inovador, indispensável para o desenvolvimento socioeconômico do país.

Encerro o artigo destacando que a tecnologia é uma realidade inadiável para o universo jurídico. Não é sobre substituir o protagonismo humano ou ofuscá-lo de alguma forma, mas de simplificar o dia a dia de profissionais que podem centralizar seu tempo em proporcionar uma melhor experiência para seus clientes. Introduzir essa nova filosofia operacional em um escritório de advocacia é o mesmo que abrir as portas para um futuro repleto de oportunidades.

O futuro é feito agora!

*Vinicius Marques é Founder e CEO da EasyJur Software Jurídico Inteligente, especializado em Gestão e Tecnologia Jurídica.

 

Recent Posts

DM9 e SoulCode anunciam parceria de capacitação em tecnologia

A agência DM9 e a SoulCode Academy anunciaram essa semana uma parceria para capacitar pessoas…

8 horas ago

SoftwareOne cria BU exclusiva para serviços Microsoft no Brasil

A empresa de origem suíça SoftwareOne anunciou recentemente a criação de uma unidade de negócios…

9 horas ago

CEO da Nutanix revela expectativas da parceria com a Dell

Rajiv Ramaswami, presidente e CEO da Nutanix, subiu ao palco do Next*, evento anual da…

11 horas ago

Neuralink fará segundo teste de implante cerebral

A Neuralink, empresa de neurotecnologia de Elon Musk, teve a aprovação da FDA (Agência de…

12 horas ago

Flexibilidade, inovação e compra da VMware pela Broadcom são motores de crescimento da Nutanix

Com as principais prioridades dos CIOs focadas na modernização de aplicações, inteligência artificial (IA), plataformas…

13 horas ago

IBM anuncia plataforma de código aberto no watsonx

Como forma de aumentar seu compromisso com o ecossistema de IA de código aberto, a…

14 horas ago