Ministério do Empreendedorismo e Amazon Brasil anunciam acordo de capacitação
Objetivo é treinar micro e pequenos empreendedores e impulsionar inclusão de lojistas no comércio eletrônico
O Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) e a Amazon Brasil firmaram um acordo para capacitar microempreendedores e pequenas empresas para atuarem no e-commerce. O acordo inclui ações de treinamento para empreendedoras e vendedores de produtos sustentáveis.
A colaboração foi oficializada na segunda-feira (21) no escritório da Amazon em São Paulo. Nele a empresa se compromete a fornecer ferramentas e suporte para ampliar a presença digital desse público e fortalecer seus negócios.
“Hoje, 72% das vendas realizadas por pequenas e médias empresas na Amazon.com.br têm um estado de destino diferente daquele em que o vendedor está sediado, e mais de 54% dos vendedores estão localizados fora das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, demonstrando como o comércio eletrônico ajuda empreendedores a expandir seus horizontes e a conquistar novos clientes”, disse Daniel Mazini, presidente da Amazon Brasil.
Leia também: Relatório de diversidade da Brasscom mostra avanços, mas o gap ainda é grande
Segundo o ministro Márcio França, o MEMP tem como objetivo cuidar dos pequenos empreendedores. São, segundo ele, “pessoas que se envolvem diretamente no negócio, às vezes com a ajuda de familiares ou de poucos funcionários, e que muitas vezes não se sentem apoiados”.
Assim, segundo o político, o objetivo do acordo é apoiar as micro e pequenas empresas em colaborações como a firmada com a Amazon. “O comércio eletrônico é uma realidade muito importante e os pequenos empreendedores devem estar inseridos nela”, disse.
Inclusão e representatividade
O acordo também foca a inclusão de grupos sub-representados. A Amazon e o MEMP realizarão formações e atividades dirigidas a mulheres empreendedoras e esforços para que outros ministérios e parceiros com temáticas semelhantes participem d ação, em particular o Ministério da Mulher.
A Amazon também oferecerá um webinar com os participantes da edição passada do programa “Decola Garota” para conversar com os empreendedores indicados pelo MEMP sobre como o comércio eletrônico pode aumentar a visibilidade e o crescimento de seus negócios.
As partes também farão ações voltadas para empreendimentos em produtos sustentáveis. O MEMP envidará esforços para que outros ministérios e parceiros com temáticas afins participem, em particular o Ministério do Meio Ambiente.
Segundo a Amazon, atualmente são 78 mil vendedores em seu marketplace, sendo 99% pequenas e médias empresas.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!