Carreira

MCIO e Taking formam 1ª turma de mulheres com foco em Full Stack

No início de 2022, o grupo formado por mulheres CIOs do Brasil, MCIO, e a consultoria de tecnologia Taking estabeleceram parceria para apoiar a entrada, a recolocação e a evolução e a ascensão de mulheres no mercado de TI. O programa, gratuito e batizado de Capacitação Full Stack Development Taking & MCIO Brasil, teve duração de cinco meses e recebeu quase mil inscrições.

Das interessadas, 204 fizeram testes para serem contempladas pelo treinamento e 98 passaram para a fase seguinte. Agora, 31 alunas se formam, das quais 20% serão absorvidas pela Taking. As demais alunas serão contratadas por outros parceiros da MCIO, já com direcionamento do grupo.

Em sua primeira edição, o programa focou em mulheres com interesse em ingressar no mercado de tecnologia ou que estão em momento de transição de carreira. O curso contemplou treinamentos técnicos, workshops, exercícios, soluções análogas ao dia a dia do mercado, cultura ágil e boas práticas.

As aulas foram realizadas virtualmente de segunda a sexta, no período da noite, e a grade de conteúdo foi desenhada pela Taking. Agora, as alunas seguem para a fase de mentoria, realizadas por parte da 260 CIOs que compõe o grupo MCIO.

Dia do Orgulho Geek: mulheres seguem se fortalecendo no cenário competitivo dos games

“Vemos muitas mulheres acima de 50 anos, por exemplo, querendo mudar de carreira. E isso é lindo”, observa Ione Coco, presidente da MCIO. Segundo Marco Romero, CEO da Taking, quase todas as participantes da capacitação nunca haviam atuado em TI.

Com média de idade entre 25 e 50 anos, algumas delas estão fora dos grandes centros de tecnologia, como Acre e Bahia. “Muitas eram donas de casa, vendedoras de loja e professoras. Todas buscavam entrar na área de TI, pois tinham a convicção de que essa seria uma virada em suas carreiras”, explica ele.

Vanessa DArc De Sousa Santos foi uma das participantes da capacitação. Ela, que é formada em administração e pedagogia, atuou anteriormente como educadora, e decidiu participar do programa para ingressas em TI.

“Foram seis meses intensos de muito estudo e dedicação. Conheci mulheres maravilhosas e vivi a sororidade de perto. Participar do programa renovou as minhas esperanças de conseguir receber o meu tão sonhado sim para atuar na área”, conta.

Natural de Salvador, Priscila Passos tem 31 anos e é formada há mais de sete anos na área da saúde. Ela iniciou sua transição de carreira para área de tecnologia em 2022.

“Nesse período conheci o Programa de Capacitação Desenvolvedora Full Stack Java. Sempre apta a estudar e obter conhecimento, entendi que ali era o meu lugar e resolvi participar por todo processo seletivo encarando esse novo desafio”, revela ela que diz ter sido essa uma transformação muito positiva em sua vida e carreira.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Dell, Intel e FAS: projeto ESG contribui na transformação de comunidades indígenas e ribeirinhas

Em uma região onde a densa vegetação da floresta amazônica se encontra com os desafios…

4 horas ago

Infosys compra alemã in-tech para reforçar posição na indústria automobilística

A Infosys anunciou um acordo para adquirir a in-tech, fornecedor de serviços de engenharia e…

6 horas ago

Hospitais apostam em tecnologia para ganhar eficiência operacional

O setor da saúde foi um dos que mais se transformou ao longo dos últimos…

7 horas ago

7 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

8 horas ago

IT Forum Trancoso 2024: executivos debatem impacto do ESG na estratégia

Na interseção da sustentabilidade e tecnologia, o verde encontra o digital para moldar estratégias empresariais…

8 horas ago

7 maneiras de a IA facilitar sua vida cotidiana

A inteligência artificial ganha cada vez mais espaço nas empresas, inclusive entre trabalhadores. Mas as…

8 horas ago