Notícias

Mais de 100 certificações gratuitas em TI para alavancar o currículo

Há uma impressão de que 2021 será um ano melhor. Especialmente, para quem desenvolver novas habilidades e capacidade para se adaptar ao novo contexto. Uma das formas se preparar para o que vem pela frente é se ajustar para demandas que o mercado já possui. Nesse sentido, certificações gratuitas são acessíveis e podem destacar o seu perfil do LinkedIn ou currículo.

Listamos certificações gratuitas oferecidas por grandes companhias do mercado de TI para quem procura recolocação — ou aprimorar os conhecimentos. Em um ambiente tão incerto e concorrido, é melhor você apostar que desenvolver novas habilidades faz toda a diferença.

Oracle

A Oracle anunciou recentemente 1,5 mil vagas gratuitas em seu programa Oracl Next Education (ONE) para as instituições Gerando Falcões, Instituto PROA, Meu Futuro Digital, Soul Bilíngue, Meninas Negras, Oi Futuro, Cloud Girls, Labora e CIEE . O programa quer preparar pessoas de baixa renda para atuarem e empreenderem na área de TI.

No entanto, essa não é a única iniciativa da Oracle no segmento educacional. A companhia conta com uma série de cursos no programa Oracle Learning Explorer. O materia serve como apresentação e preparação para quem pretende se especializar nas soluções da companhia..

Intel

A Intel disponibiliza seus cursos nas plataformas Coursera e Udacity. Atualmente, a companhia oferece sete diferentes cursos no Coursera, como: Introdução ao Deep Learning, Introdução ao OpenCL no FPGA, dentre outros. Já na Udacity é possível aprender como desenvolver aplicações de Edge AI com uso do OpenVINO.A companhia ainda atualiza sua lista de cursos durante o ano, por isso, é interessante ficar sempre de olho.

VMware

A VMware possui o VMware Learning Zone que é um repositório consolidado de treinamentos online de suas soluções. O site possui diversas capacitações, como: operação com cloud, redes e outros. Além disso, as certificações e aulas são realizadas por especialistas VMware. Os treinamentos incluem todo o portfolio da marca, com cursos de VMware NSX, vRealize Suite, vSphere e mais.

Além disso, o serviço tem diferentes modalidades de assinatura, porém a opção básica é gratuita e já oferece mais de 1.300 vídeos de treinamento, 65 cursos eLearning completos e material preparatório para certificações de entrada como os exames VMware Certified Associate (VCA).

AWS – Amazon Web Services

A Amazon Web Services (AWS), plataforma em nuvem da gigante de internet oferece mais de 500 cursos focados em cloud computing por meio da plataforma AWS Training & Certification.  O objetivo da marca é desenvolver profissionais de tecnologia, permitindo a aceleração da inovação pela nuvem da AWS. A plataforma conta com mais de 60 cursos em português em todos os níveis e centenas em inglês.

Assim, a plataforma da Amazon oferece treinamentos online para diferentes fases de carreiras, com opções em português e gratuitas. As áreas contempladas são abrangentes, como: engenharia, arquitetura de solução, tecnologia da informação, dentre outras. Ou seja, não é por falta de opção que você vai ficar sem oportunidades no mercado.

IBM

Os interessados em dar os primeiros passos no mercado de nuvem podem aprender bastante no IBM Center for Cloud Training. A marca oferece acesso gratuito a aproximadamente 30 horas de treinamento introdutório no assunto. O conteúdo também possui atividades hands on para ajudar os estudantes a ganhar experiência e confiança na nuvem. Após concluir o curso, os alunos estarão preparados para seu primeiro exame de certificação em IBM Cloud: IBM Cloud Solution Advisor.

Além disso, a IBM mantém a plataforma educacional Open P-Tech. Nela, a empresa oferece capacitação para jovens que ainda estão decidindo qual carreira seguir e profissionais que não atuam com tecnologia, apresentando cursos com uma introdução às competências tecnológicas fundamentais (hard skills) em áreas como segurança, inteligência artificial, blockchain, ciência de dados, nuvem e outros. O site também tem alguns treinamentos para habilidades comportamentais (soft skills).

Ao concluir as aulas gratuitas, os alunos recebem “badges digitais”, que são certificações reconhecidos pela indústria que enriquecem o currículo e ajudam no processo de candidatura a um emprego, segundo a IBM.

Recent Posts

Participe! Inscrições para o Prêmio Executivo de TI do Ano 2024 já estão abertas

Já estão abertas as inscrições para o prêmio Executivo de TI do Ano de 2024!…

10 minutos ago

Rodrigo Dienstmann: ‘No futuro, teremos o 5G embutido nas estratégias de digitalização das empresas’

A Ericsson está comemorando 100 anos no Brasil. Uma história de transformação não só da…

40 minutos ago

Com R$ 100 milhões em investimento, Genial atualiza app para unificar serviços financeiros

A Genial Investimentos anunciou uma atualização significativa de seu aplicativo, projetada para unificar investimentos, crédito,…

15 horas ago

Vício nas redes: UE apura riscos do Instagram e Facebook para jovens

A União Europeia lançou formalmente uma investigação contra a Meta, empresa responsável pelas plataformas de…

17 horas ago

Abalo na liderança da OpenAI: Jan Leike também se demite

A OpenAI enfrenta mais uma reviravolta em sua liderança com a renúncia de Jan Leike,…

19 horas ago

Após dois anos, Jeff Bezos enviará turistas ao espaço neste fim de semana

A Blue Origin, empresa aeroespacial liderada pelo bilionário Jeff Bezos, está pronta para retomar seu…

20 horas ago