Categories: Carreira

As novas oportunidades profissionais trazidas pelos chatbots

Os chatbots passaram a fazer parte do dia a dia dos consumidores. A quantidade dessa modalidade de assistente orientado para texto explodiu e cresce na mesma medida da penetração dos canais digitais, como WhatsApp e o Facebook Messenger. Há diversos tipos de chatbots e não há uma classificação inequívoca para eles. De uma forma geral, eles são divididos em três categorias principais de funcionamento: a primeira como um conjunto de menus integrados, a segunda como um fluxo de perguntas encadeadas e a terceira com a inclusão de Inteligência Artificial, os famosos chatbots cognitivos.

 

Independentemente das tecnologias ou do formato utilizado, um chatbot não precisa parecer, ou se passar, por uma pessoa. O importante é que ele resolva o problema da forma mais rápida possível, reforçando a experiência de seus usuários.

 

Essa breve contextualização deixa claro que o assunto é mais complexo do que parece à primeira vista. Criar e manter um chatbot reúne competências de diversas áreas e a demanda por esses profissionais aumenta a cada dia. Há competências técnicas, de redação, de inteligência de mercado, entre outras.

 

Este cenário cria o ambiente ideal para a consolidação de carreiras dentro do contexto dos chatbots, como:

 

a) Desenvolvedores: a área de desenvolvimento de sistemas continua sendo muito importante para a criação dos chatbots. Mesmo com a facilidade de utilização de plataformas, frameworks ou microsserviços, são esses profissionais que realizam as integrações necessárias;

 

b) Profissionais de UX/CX: a experiência do cliente (ou usuário) é um dos principais conceitos perseguidos no mundo digital. Esses são os profissionais que constroem as jornadas de interação e as transformam em fluxos que são automatizados nos chatbots.

[relacionadas]

c) Redatores: a comunicação com os usuários e clientes é fundamental para o sucesso de um chatbot. Como se trata de linguagem escrita, o cuidado precisa ser ainda maior. Os redatores estabelecem o tom da comunicação e as fraseologias que serão utilizadas, tudo com aderência à marca e ao contexto da interação.

 

d) Curadores: com a inclusão da cognição nos chatbots por meio da utilização de algoritmos de inteligência artificial, caracterizou-se a demanda por profissionais capazes de ensinar os robôs a entender as intenções dos usuários e a encaminhá-los para os fluxos corretos. O aprendizado de máquina (machine learning), dentro do escopo dos chatbots, continua a ser um grande desafio mesmo para empresas como o Google, Facebook e Microsoft. Hoje o que realmente funciona e é acessível é o processo no qual pessoas ensinam os robôs.

 

+ 10 razões para aprender a programar

+ 7 habilidades para sobreviver ao futuro do trabalho

 

Essa pequena lista de novas ocupações demonstra que quem estiver disposto a experimentar o novo não tem motivos para temer notícias sobre redução de vagas causada pelo avanço dos chatbots ou de qualquer outra tecnologia.

 

*Superintendente de Inovação da Flex Relacionamentos Inteligentes

 

[newsletter]

Recent Posts

Cristina Cestari: ‘É difícil ter uma área de inovação bem-sucedida em empresas que têm carga da cultura do erro’

Uma CIO da indústria automobilística e um CIO da área de saúde se reúnem em…

13 horas ago

NETmundial+10 termina defendendo multissetorialismo de governança digital

Durante o NETmundial+10, evento global que aprofunda discussões sobre a governança do mundo digital organizado…

14 horas ago

“As questões ambientais e sociais devem permear todas as decisões da empresa”, diz Malu Paiva, da Vale

A sustentabilidade deve estar presente em todas as áreas. Essa foi a fala de abertura…

14 horas ago

Para 70% dos brasileiros, aquecimento global pode ser ‘problema maior’

Um estudo da VisualGPS, plataforma de pesquisa da Getty Images, descobriu que três em cada…

16 horas ago

Itaú Unibanco adota solução para combater golpe da falsa central telefônica

O Itaú Unibanco anunciou a implementação de uma funcionalidade projetada para interromper chamadas de falsa…

17 horas ago

Como pedir budget de TI em empresas nacionais e globais?

Mais da metade (55%) dos líderes de TI classificam sua hierarquia na empresa como equivalente…

17 horas ago