Mais lidas
1

Inovação

Amy Webb: Líderes precisam saber diferenciar 'tendências' e 'modas' na tecnologia

2

Inovação

As 100+ Inovadoras no Uso de TI: o ranking de 2022!

3

Inovação

Dell: inovação depende de se livrar de amarras

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
  • Home >  
  • Notícias

As novas oportunidades profissionais trazidas pelos chatbots

Redator
17:01 pm - 02 de janeiro de 2020

Os chatbots passaram a fazer parte do dia a dia dos consumidores. A quantidade dessa modalidade de assistente orientado para texto explodiu e cresce na mesma medida da penetração dos canais digitais, como WhatsApp e o Facebook Messenger. Há diversos tipos de chatbots e não há uma classificação inequívoca para eles. De uma forma geral, eles são divididos em três categorias principais de funcionamento: a primeira como um conjunto de menus integrados, a segunda como um fluxo de perguntas encadeadas e a terceira com a inclusão de Inteligência Artificial, os famosos chatbots cognitivos.

 

Independentemente das tecnologias ou do formato utilizado, um chatbot não precisa parecer, ou se passar, por uma pessoa. O importante é que ele resolva o problema da forma mais rápida possível, reforçando a experiência de seus usuários.

 

Essa breve contextualização deixa claro que o assunto é mais complexo do que parece à primeira vista. Criar e manter um chatbot reúne competências de diversas áreas e a demanda por esses profissionais aumenta a cada dia. Há competências técnicas, de redação, de inteligência de mercado, entre outras.

 

Este cenário cria o ambiente ideal para a consolidação de carreiras dentro do contexto dos chatbots, como:

 

a) Desenvolvedores: a área de desenvolvimento de sistemas continua sendo muito importante para a criação dos chatbots. Mesmo com a facilidade de utilização de plataformas, frameworks ou microsserviços, são esses profissionais que realizam as integrações necessárias;

 

b) Profissionais de UX/CX: a experiência do cliente (ou usuário) é um dos principais conceitos perseguidos no mundo digital. Esses são os profissionais que constroem as jornadas de interação e as transformam em fluxos que são automatizados nos chatbots.

[relacionadas]

c) Redatores: a comunicação com os usuários e clientes é fundamental para o sucesso de um chatbot. Como se trata de linguagem escrita, o cuidado precisa ser ainda maior. Os redatores estabelecem o tom da comunicação e as fraseologias que serão utilizadas, tudo com aderência à marca e ao contexto da interação.

 

d) Curadores: com a inclusão da cognição nos chatbots por meio da utilização de algoritmos de inteligência artificial, caracterizou-se a demanda por profissionais capazes de ensinar os robôs a entender as intenções dos usuários e a encaminhá-los para os fluxos corretos. O aprendizado de máquina (machine learning), dentro do escopo dos chatbots, continua a ser um grande desafio mesmo para empresas como o Google, Facebook e Microsoft. Hoje o que realmente funciona e é acessível é o processo no qual pessoas ensinam os robôs.

 

+ 10 razões para aprender a programar

+ 7 habilidades para sobreviver ao futuro do trabalho

 

Essa pequena lista de novas ocupações demonstra que quem estiver disposto a experimentar o novo não tem motivos para temer notícias sobre redução de vagas causada pelo avanço dos chatbots ou de qualquer outra tecnologia.

 

*Superintendente de Inovação da Flex Relacionamentos Inteligentes

 

[newsletter]
Em alta

Inovação

Amy Webb: Líderes precisam saber diferenciar 'tendências' e 'modas' na tecnologia
Em alta

Inovação

As 100+ Inovadoras no Uso de TI: o ranking de 2022!
Em alta

Inovação

Dell: inovação depende de se livrar de amarras
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados