7 passos para se tornar mais consciente de si

Author Photo
5:11 pm - 12 de junho de 2019

As habilidades emocionais e comportamentais são importantíssimas para os profissionais que desejam se manter no mercado de trabalho hoje e no futuro. E o autoconhecimento, a forma de reconhecer suas próprias emoções e como elas influenciam sua forma de pensar e agir, é um dos pilares mais importantes para atingir a inteligência emocional.

 

O autoconhecimento se baseia em dar menos importância para as coisas desse mundo, como dinheiro, fama e poder, e nos ocuparmos mais com o cuidado de si, cultivando o conhecimento para contemplar o bem, o belo e a verdade. Segundo o filósofo grego Sócrates, nenhuma pessoa é capaz de conduzir-se, e muito menos de liderar os demais, se não possuir o autodomínio.

 

Pensando na importância do autoconhecimento para o seu bem-estar e o desenvolvimento da sua carreira, o IT Trends compilou sete dicas para que você se torne mais consciente de si e, assim, impulsione sua inteligência emocional:

 

 

1) Mergulhe em publicações de diferentes temas

 

Livros nos auxiliam a obter insights únicos sobre a forma como pensamos, nos emocionamos e vivenciamos os acontecimentos em nossa vida. O ponto de vista de outra pessoa nos faz enxergar nossas ações de um jeito novo. As publicações de autoajuda trazem experiências e técnicas para quem está buscando se conhecer melhor.

 

2) Fique em meio à natureza

 

Praticar exercício físico ao ar livre ou simplesmente estar cercado pela natureza auxilia você a se reconectar consigo mesmo. Já foi comprovado que o contato com o meio natural melhora a saúde mental, reduz o estresse e aprimora nossa memória. A prática de atividade física em uma ambiente externo permite você tirar lições sobre seu corpo e sua mente.

 

3) Peça feedback

 

A percepção de outra pessoa sobre você é uma das formas para revelar seus pontos fortes e fracos que você talvez não consiga ver por conta própria. Por isso o feedback é considerado uma das formas de obter autoconhecimento. Seja um chefe ou um amigo, sempre que puder, peça uma avaliação sobre suas atitudes e comportamentos. Ouça com atenção o que eles têm a dizer, reflita sobre o que disseram e faça as mudanças que considerar necessárias.

[newsletter]

4) Ficar ocioso é algo bom

 

Estamos acostumados a trabalhar sempre no limite das nossas capacidades. Vivemos ocupados, solucionando diversos problemas em um curto espaço de tempo, com alto nível de estresse (como se isso fosse algo normal). Para o sociólogo italiano Domenico de Masi — que estará presente no evento IT Forum 2019 — o ócio é algo positivo, que estimula nossa criatividade e quebra a rotina massacrante.

 

5) Faça uma sessão de terapia

 

Psicólogos afirmam que as terapias são maneiras sistemáticas de buscar o autoconhecimento. Muitas pessoas têm preconceito com esse tipo de auxílio, mas todos nós somos responsáveis pela nossa saúde mental. Há diversas linhas de terapia, como psicanálise, cognitiva-comportamental, entre outras. Conheça cada uma delas para escolher a que melhor se encaixa na sua vida.

 

 

6) Medite

 

A meditação e suas muitas variações é uma abordagem muito interessante de se conquistar clareza, calma mental, foco e autoconhecimento. Muitas organizações adotam esse tipo de atividade para fomentar a disposição e a qualidade de vida de seus colaboradores. Yuval Noah Harari, Warren Buffett e Oprah Winfrey são algumas das personalidades que adotaram a meditação em suas vidas.

 

7) Pratique atividades ligadas à criatividade

 

Escrever, pintar, desenhar, compor canções e esculpir são algumas das atividades criativas que auxiliam a pessoa a mergulhar dentro de si, ajudando a se profundar sobre a sua personalidade. O processo criativo ensina ainda a lidar com seus instintos e a escutar suas intuições.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.