Categories: Carreira

3 dicas para se manter relevante no mercado

Os conceitos de negócios e o modo como as empresas trabalham estão mudando rapidamente. Com isso, a expectativa das companhias com relação aos seus funcionários também se modifica, e exige um novo perfil de profissional. Para te ajudar a entender este cenário complexo e se manter relevante no mercado, o IT Trends compilou três tendências apontadas por nossos colunistas e explicadas em vídeo para que você se adapte o mais rápido possível.

 

1. Prepare-se para fazer a sua destruição criativa 

As forças disruptivas estão mudando as empresas, e os velhos modos de fazer negócios já não se aplicam mais. Agora, não é mais possível que um profissional que tenha foco apenas nos conceitos de eficiência operacional e eficiência financeira seja bem-sucedido. E a eficiência da inovação, como fica? Ela também precisa estar na conta, mais do que nunca. E aí que entra a destruição criativa. No vídeo, o colunista Gil Giardelli explica que se você não estiver pronto para destruir criativamente o que você faz hoje, alguém fará isso para você. A destruição é necessária para que o profissional se mantenha inovador e relevante, não importa sua área de atuação. Entenda:

 

[relacionadas]

2. Seja cada vez mais transparente com o cliente

 

O mundo mudou e trouxe mais intolerância por parte dos clientes e consumidores. O que não muda é a certeza de que esconder os problemas é um caminho que, cada vez mais, pode levar um negócio à falência. Neste cenário, a necessidade de transparência e adaptação por parte dos funcionários é essencial, seja ele de uma startup ou uma grande empresa. Para isso, é preciso estar por dentro das regras de governança e como elas se adaptam às constantes mudanças do mercado. Saiba mais no vídeo com o especialista Anselmo Bonservizzi, da Deloitte:

 

 

3. Saiba conduzir sua transformação digital (e a da sua empresa também)

 

A transformação digital é uma disrupção necessária que atinge profissionais de todos os níveis e áreas, segundo o colunista do IT Trends, Marco Cavallo. Afinal, nenhum profissional trabalha sem tecnologia. É preciso entender que essa transformação não se limita à área de TI ou ao CIO: embora eles possam liderar estes esforços, o conceito vai muito além de absorver  as inovações. Esse tipo de transformação tem um aspecto cultural forte que pede uma mudança de mindset urgente para quem quer acompanhar as mudanças e se manter relevante no mercado. Para isso, não existe fórmula pronta, e o mais importante é saber onde se quer chegar. Veja a explicação no vídeo:

 

 

 

 

 

 

Recent Posts

Estudo usa IA e prevê seca na Grande São Paulo em 2025

Um estudo feito pelo centro de pesquisas privado Lactec que usou inteligência artificial para analisar…

4 horas ago

GE Lighting obtém 50% de economia com suporte SAP da Rimini

A GE Lighting, empresa americana que oferece produtos de iluminação residencial e casas inteligentes, migrou…

21 horas ago

Inteligência artificial reduz desperdício de alimentos frescos em grande varejista de São Paulo

Apesar de vitais para a humanidade, frutas, verduras e hortaliças sofrem um problema crônico de…

22 horas ago

Uso de IA nas corporações exige análise de maturidade, diz CEO da Aoop

Um estudo global feito pela Edelman, o Trust Barometer 2024, descobriu uma lacuna entre a…

24 horas ago

Zeztra transaciona R$ 100 milhões em 2023 e planeja expansão

A Zeztra, fintech especializada em recebimentos e cobranças com sede em Sorocaba (SP), terminou 2023…

1 dia ago

Começa amanhã! IT Forum Trancoso 2024 debate impacto da Revolução Verde na TI

O IT Forum Trancoso 2024 está chegando! Começa nesta quarta-feira, dia 01 de maio, o…

1 dia ago