Notícias

Brasil é um dos países mais propensos à fuga de talentos em tecnologia

Um novo estudo publicado pelo Boston Consulting Group (BCG) concluiu que o Brasil é um dos países mais propensos à fuga de talentos na área digital. Profissionais brasileiros que atuam no segmento estão entre os que mais desejam construir uma carreira no exterior, de acordo com o levantamento realizado em parceria com a The Network em 180 países.

Segundo o relatório “Decoding Digital Talent”, 87% dos experts digitais desejam sair do País. A média global é de 67%.

Entre os principais destinos buscados pelos profissionais brasileiros estão Estados Unidos, citados por 63% deles. Na sequência aparecem Canadá (51%), Portugal (37%), Alemanha (34%) e Austrália (37%).

Entre as cidades, Nova York (EUA), Londres (Reino Unido), Lisboa (Portugal), Barcelona (Espanha) e Toronto (Canadá) foram, em ordem decrescente, as mais mencionadas pelos entrevistados locais.

Brasil também é pouco atrativo

Enquanto os talentos digitais brasileiros pensam em partir para o exterior, são poucos os estrangeiros que se atraem pelo mercado local. O Brasil ocupa a 23ª posição no ranking geral de atratividade. Os estrangeiros que mais têm vontade de trabalhar no mercado digital brasileiro são de Angola (35%), Peru (34%), Argentina (29%), Costa Rica (22%) e Nicarágua (17%).

Metodologia

Para a realização do estudo, foram entrevistadas 27 mil pessoas com os seguintes perfis: conhecimento especializado (expert-level) em programação e desenvolvimento web, desenvolvimento de aplicativos, inteligência artificial, robótica, entre outras habilidades digitais.

Os dados foram recortados do relatório “Decoding Global Talent 2018”, que, na ocasião, entrevistou 366 mil pessoas de 197 países para identificar as principais tendências entre os profissionais de diversos setores em âmbito global.

 

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

1 hora ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

2 horas ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

3 horas ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

3 horas ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

3 horas ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

4 horas ago