Bradesco, Claro e Embratel firmam parceria para explorar soluções 5G
Iniciativa já conta com provas de conceito. Foco é aprimorar jornada do cliente com experiências imersivas
Bradesco, Claro e Embratel firmaram parceria para desenvolver e testar casos de uso que envolvam o 5G. O foco das empresas é no aprimoramento da jornada do cliente. NTT Data Brasil e Tecnologia IBM, além do hub de inovação da operadora, o beOn Claro, e o inovabra, ecossistema do Bradesco de inovação, também apoiarão a parceria.
Com a parceria, as empresas buscam avaliar o desempenho de aplicações 5G em serviços cuja alta velocidade, baixa latência e grande capacidade de processamento de dados em tempo real sejam diferenciais para criar novas experiências para o cliente.
A iniciativa já conta com uma primeira prova de conceito desenvolvida para o banco e tem como ponto de partida facilitar a busca por imóveis para serem financiados. Entre os recursos, a solução permite interagir com ambientes em Realidade Aumentada e computação espacial por meio de um aplicativo. O projeto-piloto já está em andamento em parceria com uma incorporadora.
Outro caso de uso que deve ser testado em breve é um protótipo que avalia o uso da tecnologia para ampliar a eficiência operacional e a segurança das agências. Para isso, em uma das unidades do banco, localizada na cidade de São Paulo, foi instalada uma rede 5G da Claro.
Por meio de câmeras digitais conectadas à rede 5G de alta velocidade será viável analisar e detectar possíveis situações de risco de segurança em tempo real, o que promete ajudar a reduzir o tempo de resposta das equipes a situações suspeitas ou comportamentos perigosos dentro das agências.
“O avanço do 5G representa uma série de oportunidades habilitando um maior volume de dados conectados à devices de IoT que possibilitarão uma maior compreensão das necessidades das pessoas. Com tudo conectado, sai na frente quem interpreta melhor os dados em prol de melhores experiências e ofertas 100% centradas no perfil e momento de vida do cliente”, afirma Edilson Dias dos Reis, Diretor Executivo do Bradesco.