O presidente Jair Bolsonaro vai passar a utilizar um telefone criptografado fornecido pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), segundo informações apuradas pelo jornal O Globo. A decisão acontece dias após o vazamento de diálogos entre o ex-juiz federal e atual ministro da Justiça Sergio Morgo e o procurador Deltan Dallagnol. É sabido que tanto Bolsonaro quanto integrantes do Executivo recorriam, até então, ao WhatsApp e ao Telegram em seus telefones particulares para comunicar, inclusive, de temas considerados confidenciais.
Segundo a reportagem do O Globo, que ouviu um auxiliar do Planalto, o caso envolvendo o ministro Moro acendeu um alerta de como o governo e seus integrantes estão expostos. A orientação, agora, é de redobrar as medidas de segurança. Ainda de acordo com o jornal, a Abin desenvolveu mecanismos de proteção e criptografia que protegem as comunicações do presidente e de ministros de Estado.
Na prática, tais aparelhos fornecidos pela Abin não permitem a instalação de aplicativos como WhatsApp, Telegram, tampouco redes sociais. Entretanto, como informa O Globo, o Planalto ainda avalia se os recentes ataques hackers colocam em risco até mesmo os aparelhos criptografados e bancos de dados do governo.
A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…
A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…
O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…
A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…
A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…
As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…