Notícias

Benefícios da integração de RPA e IoT para impulsionar processos de negócios

O total de dispositivos conectados pode chegar a 27,1 bilhões até 2025, segundo estimativa da ISG Provider Lens, e esse mercado continuará crescendo 20% ao ano. A Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC) avalia que este mercado movimentará cerca de US$ 3 bilhões no Brasil.

Ainda de acordo com a ABINC, o uso de dispositivos conectados à internet e a redes privadas já está presente em todos os segmentos econômicos, com destaque no agronegócio, saúde, cidades inteligentes e indústria.

IoT e RPA (Robotic Process Automation) são tecnologias distintas, e quando combinadas corretamente, apresentam resultados poderosos, e que impactam significativamente os negócios.

IoT é um conjunto de tecnologias que permite a conexão de dispositivos físicos a plataformas digitais. Estes dispositivos se comunicam entre si, ou com sistemas externos, através de diversos protocolos, como Bluetooth, Wi-Fi, NFC ou redes de dados celulares. Cada dispositivo coleta e distribui dados e, após processamento e análise, a inteligência de interpretação, eficiência e produtividade tendem a aumentar.

Leia também: 66% das empresas na A. Latina querem aumentar automação

RPA também é um conjunto de tecnologias que permite a automação inteligente de processos repetitivos. Robôs de software executam tarefas rotineiras e frequentes. O uso de RPA tem crescido exponencialmente nos últimos anos, por ser uma tecnologia de relativo baixo custo de implementação e de retorno de investimento rápido.

Os maiores desafios para a obter todos os benefícios de IoT são:

Gerenciamento inteligente e planejado

Com o volume grande de dados que os dispositivos produzem é necessário a implementação de alertas automatizados e monitoramento das condições em tempo real.

Maior produtividade

Como transformar grande volume de dados em ações, respostas e inteligência operacional? É necessário alimentar esses dados em sistemas corporativos que executam análises e correlações em tempo real.

O uso de RPA permite, de forma automática, a classificação e manipulação de dados, a transferência de informações para os sistemas corporativos que podem iniciar as ações desejadas. Assim, uma plataforma de RPA pode ser vista como uma interface de integração entre o mundo físico e os processos de gestão de uma empresa.

A integração de IoT e RPA impulsiona os processos de negócios. O potencial de uso dessas soluções combinadas é enorme, e tais tecnologias já são usadas para melhorar desde o aumento da eficiência e segurança operacional, até a redução de custos e aprimoramento da experiência do cliente.

*Weslyeh Mohriak é country director da Automation Anywhere Brasil

Recent Posts

Biden investe US$ 285 mi em projeto de gêmeos digitais para semicondutores nos EUA

O Governo Biden anunciou, nesta segunda-feira (6), que o programa CHIPS for America destinará cerca…

1 hora ago

Gartner: as 4 principais tendências de Data & Analytics para 2024

Nem só de inteligência artificial vivem os executivos de TI das empresas. Sabendo disso, o…

5 horas ago

Tecnologias exponenciais: como elas se aplicam ao seu negócio

As tecnologias exponenciais são aquelas que demonstram rápido desenvolvimento, apresentando um potencial de transformação imenso…

7 horas ago

Rio Grande do Sul: operadoras de telefonia liberam internet grátis

As operadoras de telefonia Claro, TIM e Vivo tomaram a iniciativa de liberar o acesso…

7 horas ago

Nascidos na era verde: como contratar e reter essa geração?

Durante o IT Forum Trancoso 2024, executivos discutiram as estratégias para contratar e reter a…

8 horas ago

Entre healthtechs brasileiras, 89 aplicam inteligência artificial

As startups ativas do setor de saúde – ou healthtechs – alcançaram o número de…

9 horas ago