Banco de Brasília melhora governança de dados

O Banco de Brasília (BRB) escolheu a Hitachi Vantara para implementar uma solução de storage e assim atender aos recentes requisitos do Banco Central sobre agilidade e segurança de acessos. Com a utilização da ferramenta vMSC (vSphere Metro Storage Cluster), a instituição passa a oferecer aos clientes mais confiabilidade e rapidez nos atendimentos, garantindo alta disponibilidade, performance e segurança das informações.

Para elaborar um projeto que garantisse o acesso aos dados em alta velocidade, a Hitachi Vantara e o BRB desenvolveram uma arquitetura baseada em ambiente VMWare, a vMSC, sustentada por um sistema GAD (Global Active Device), que une dois storages para criar um ambiente virtual (VSM), que se estende em dois data centers, dez hosts locais e aproximadamente 1,5 mil servidores em modo ativo-ativo, que oferece melhor desempenho e segurança dos dados.

Antes

A infraestrutura anterior do BRB estava baseada no sistema de réplicas entre dois data centers (ativo-passivo), o que deixava o processo mais inseguro e lento, devido à quantidade de acessos. Para chegar à essa solução, foram realizados diversos testes, considerando os possíveis cenários de falhas e identificando as necessidades e pontos de atenção do projeto.

Depois

Com a nova arquitetura, o ambiente de virtualização passou a operar como um cluster único, no qual os nós computacionais foram separados geograficamente, sem perda de performance, já que todo processo de entradas e saídas (IO) de dados passou a ser realizado no data center local. Assim, o ambiente pode apresentar um determinado volume de disco com a mesma identificação para os dois ou mais data centers, sem a necessidade de reassinar o disco, caso ocorra a indisponibilidade de um data center, ou a simples movimentação de um servidor virtual.

“A arquitetura proposta foi implementada em todo o ambiente de produção do BRB, de forma a reduzir a latência e garantir a alta disponibilidade de acesso aos dados, o que era fundamental para atender às regulamentações do Banco Central e melhorar a experiência do usuário e do funcionário”, explica Edson Bispo, diretor da Hitachi Vantara.

Hoje, o Banco de Brasília S.A. possui seu ambiente de virtualização operando com uma arquitetura 100% resiliente, com ganhos em diversos procedimentos. A nova solução movimenta aproximadamente 1500 servidores em até quatro minutos, reduzindo o tempo de abertura do sistema. Houve ainda, uma redução de 65% para 5% no consumo do link utilizado para a gravação e réplica dos dados do storage. A produtividade interna e planejamento de campanhas foram otimizadas, com a ampliação de 90% no nível de respostas dos servidores.

“A arquitetura proposta pela Hitachi Vantara e implantada pelo BRB tornou-se referência no mercado de TI brasileiro por sua confiança e tranquilidade, tanto pela disponibilidade quanto pela performance do ambiente computacional”, explica Braulio Lourenço da Silva Junior, Gerente de Núcleo de Infraestrutura de Alta Plataforma e Storage do BRB.

Além da confiança e tranquilidade quanto à disponibilidade e performance do ambiente computacional, o BRB passou a ter o processo de acionamento de contingência mais simplificado. Este resultado foi evidenciado em avaliações internas e externas que classificaram o processo de recuperação de desastres do BRB com nível elevado de maturidade, alcançando assim, benefícios maiores que somente a adequação às novas regulamentações e impactando realmente a qualidade para quem lida com as operações do banco no dia a dia.

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

8 horas ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

9 horas ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

9 horas ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

9 horas ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

10 horas ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

10 horas ago