Categories: Notícias

Até 2020, 250 milhões de carros terão capacidades de condução autônoma

Em 2020, haverá 250 milhões de carros conectados nas ruas, permitindo novos serviços de bordo e capacidades de condução autônoma, de acordo com o Gartner. Nos próximos cinco anos, a proporção de veículos novos equipados com essa capacidade vai aumentar drasticamente, fazendo dos veículos um elemento importante para Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês).

O instituto de pesquisas prevê que 4,9 bilhões de coisas conectadas à web estarão em uso em 2015, aumento de 30% a partir de 2014, e chegará a 25 bilhões até 2020.

“Carro conectado já é uma realidade e a conectividade sem fio está se expandindo rapidamente a partir de modelos de luxo e marcas premium”, afirma James F. Hines, diretor de pesquisas do Gartner.

De acordo com ele, o aumento do consumo e a criação de conteúdos digitais no veículo vão conduzir a necessidade de sistemas de informação e entretenimento mais sofisticados, criando oportunidades para processadores de aplicativos, aceleradores gráficos, displays e tecnologias de interface homem-máquina.

O instituto de pesquisas prevê que cerca de um em cada cinco veículos na estrada em todo o mundo terá alguma forma de conexão de rede sem fio em 2020. A proliferação de conectividade no veículo terá implicações para as principais áreas funcionais de telemática, condução autônoma e serviços de mobilidade.

O Gartner acredita ainda que, até 2018, não haverá um ecossistema predominante de IoT. Dessa forma, segundo o instituto de pesquisas, líderes de TI precisarão compor soluções de múltiplos fornecedores.

Além disso, a falta de padrões implicará em projetos personalizados. “Normas e ecossistemas para IoT ainda estão em desenvolvimento e alguns dos vendedores e dos ecossistemas podem falhar durante o tempo de vida útil de projetos de Internet das Coisas”, aponta Alfonso Velosa, diretor de pesquisas do Gartner.

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

4 horas ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

5 horas ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

6 horas ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

6 horas ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

6 horas ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

7 horas ago