Notícias

Ataques contra setor financeiro crescem 300% no mundo, mostra relatório

Um relatório divulgado essa semana pela japonesa NTT revela como os cibercriminosos estão aproveitando a crise sanitária global para atacar vulnerabilidades comuns do home office e alcançar indústrias consideradas essenciais. Saúde, finanças e manufatura viram aumentos consideráveis nos ataques (200%, 300% e 53%, respectivamente), com esses três setores respondendo por um total combinado de 62% de todo os ataques em 2020, aumento de 11% em relação ao ano anterior.

Os ataques contra a manufatura aumentaram de 7% em 2019 para 22% em 2020. No setor de saúde aumentaram de 7% para 17%, e no financeiro de 15% para 23%.

Com as empresas oferecendo mais acesso remoto por meio de portais dos clientes, os ataques a aplicativos e páginas web desse tipo aumentaram, respondendo por 67% de todos os ataques. O setor de saúde sofreu o maior impacto, com 97% de todas as atividades hostis desse tipo direcionadas ao setor.

Para piorar o cenário, segundo o estudo, o nível de maturidade em cibersegurança é peocupante nos setores da saúde e da manufatura, que têm pontuações baixas na escala proposta. Por outro lado, o setor financeiro mostra maior pontuação de referência de maturidade pelo terceiro ano consecutivo.

Malware em metamorfose

Os worms apareceram com mais frequência nos setores financeiro e manufatureiro. A saúde foi afetada por trojans de acesso remoto, enquanto a indústria tecnológica foi alvo de ransomware. O setor da educação foi atingindo por mineiradores de criptomoeda devido à popularização da mineração entre alunos que exploram infraestruturas desprotegidas.

As formas de malware mais comuns em 2020 foram miners (de mineração, ou critpo jack) com 41%, trojans com 26%, worms com 10% e ransomware com 6%.

“Por um lado você tem atores de ameaças tirando proveito de um desastre global e, por outro lado, os cibercriminosos capitalizando em explosões de mercado sem precedentes“, diz em comunicado Mark Thomas, que lidera a Central de Inteligência de Ameaças Globais da NTT. “O traço comum em ambas as situações é a imprevisibilidade e o risco.“

Para o especialista, conforme o mundo caminha para uma fase mais estável da pandemia, as organizações e os indivíduos devem priorizar a segurança cibernética em todos os setores, incluindo a cadeia de suprimentos.

O relatório (em inglês) pode ser baixado nesse link.

View Comments

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

1 dia ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

1 dia ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

1 dia ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

1 dia ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

1 dia ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

1 dia ago