Ataques cibernéticos crescem 46% nas empresas brasileiras

Porcentagem está acima da média global, segundo o Check Point Research

Author Photo
9:30 am - 09 de agosto de 2022
Imagem: Shutterstock

O índice semanal de ataques cibernéticos aumentou 46% nas empresas brasileiras, de acordo com dados do Check Point Research. O índice acende um alerta, já que a média global foi de 32% no segundo trimestre de 2022, bem abaixo dos ataques no Brasil.

A pesquisa demonstra como as empresas ainda estão vulneráveis e como os grupos aproveitaram o período da pandemia para intensificar as invasões, especialmente o conhecido ransomware. O Brasil leva 380 dias para conter um vazamento de dados.

Toda semana, são registrados 1.540 incidentes de cibersegurança no Brasil, índice bem maior que a média global, onde são 1.200 ataques semanais contra empresas e organizações. Já a América Latina é a região que mais registrou aumento no número de ataques, uma em cada 23 organizações são atingidas na semana. Houve também um crescimento de 59% nos ataques ransomware no mundo uma em cada 40 organizações são vítimas desse tipo de ataque por semana de acordo com dados comparados com o mesmo período de 2021.

Anderson Quintão, gestor da área de infraestrutura da BHS, lista algumas ações necessárias para implantar uma eficiente política de segurança da informação: contar com uma equipe especializada em segurança; investir em recursos tecnológicos (firewalls, software antivírus, sistemas de detecção de intrusão, filtros de e-mail e outros) e manter os ambientes de tecnologia atualizados (softwares e sistemas).

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.