Além dos números: as empresas querem CFOs com mais habilidade em comunicação e gestão

Pandemia, inflação e agora o medo de uma recessão deram oportunidade a essa área para colaborar e se comunicar com um conjunto muito mais amplo

Author Photo
5:26 pm - 26 de julho de 2022
executivos

À medida que as organizações tentam lidar com a incerteza econômica, as áreas financeiras passam a ocupar o centro do palco, aconselhando outras equipes da empresa sobre estratégia e colaborando com seus pares. Isso, sem dúvida, teve um impacto no trabalho de quem atua como CFO, que historicamente tem sido vinculado unicamente com a responsabilidade financeira da empresa. Pandemia, inflação e agora o medo de uma recessão deram oportunidade a essa área para colaborar e se comunicar com um conjunto muito mais amplo de partes interessadas.

Para saber como o gerenciando das condições atuais estão sendo feitas pelo departamento financeiro, ao mesmo tempo em que melhoram seus perfis e expandem o alcance, a equipe de pesquisa da Oracle NetSuite entrevistou 500 líderes de empresas com receita anual de US$ 250 milhões ou menos e trouxe os seguintes dados:

CFO e seu papel em expansão

Vários anos de condições desafiadoras aumentaram a influência daqueles que lideram as áreas de finanças.

  • 87% das pessoas que não são da área financeira acreditam que o setor é mais vital agora do que era antes da pandemia;
  • À medida que o papel da equipe se torna mais importante, trabalhar em finanças se torna mais desafiador. Mais da metade (58%) dizem que seus trabalhos são mais difíceis hoje do que em 2019;
  • A medida que as equipes de finanças assumem funções mais holísticas, elas passam mais tempo se comunicando e colaborando em toda a organização. Por exemplo, 57% dizem que agora passam muito tempo reunindo-se com outros colaboradores fora do departamento.

A área financeira precisa melhorar as habilidades de comunicação e gerenciamento

Com o aumento de mais responsabilidade e influência, o departamento deseja melhorar as habilidades de comunicação e gerenciamento.

  • 40% das equipes não financeiras acreditam que o CFO de sua empresa não são comunicadores especialistas e 35% não acreditam que eles sejam especialistas em gerenciar a equipe;
  • As habilidades de comunicação e gerenciamento não são naturais para a maioria que trabalham na área financeira. Por exemplo, apenas 35% gostam de contar a história da empresa por meio de dados financeiros, enquanto 22% delegam essa responsabilidade a outras pessoas. Além disso, apenas 31% dos líderes destas áreas disseram que gostam de aconselhar seus colegas; quase o mesmo número, 30%, delegam essa responsabilidade.

Conforme as empresas continuam a gerenciar a incerteza, elas estão incentivando seus CFOs a serem mais comunicativos e colaborativos. Com isso, a palavra sucesso significa que as lideranças financeiras devem não apenas fornecer dados sobre o desempenho da empresa, mas também adicionar contexto para ajudar o resto da companhia no entendimento das ramificações dos números, comunicar cenários futuros prováveis ​​e recomendar estratégias que a empresa pode adotar para progredir.

Sair de suas zonas de conforto e adotar tecnologia e automação para gerenciar tarefas do dia a dia, trará mais tempo para aqueles que lideram as áreas financeiras, permitindo aprimorar habilidades sociais e melhorar sua comunicação.

*Gustavo Moussalli, diretor da Oracle Netsuite

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.