Notícias

ABES remove mais de 79 mil conteúdos piratas da web em 2020

A Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) anunciou nesta quinta (11) que apenas em 2020 removeu da web 79.177 anúncios, links e sites para softwares piratas, definidos como “conteúdos que davam acesso a arquivos que violam o Direito Autoral e a Propriedade Intelectual dos associados da entidade”. A ação acontece desde 2005 e é realizada por meio de um grupo de monitoramento da associação.

Desde o início do trabalho, a associação conseguiu derrubar 775 mil conteúdos ilegais.

O balanço deste ano aponta uma redução de aproximadamente 10% em relação ao mesmo período de 2019. A associação atribui o resultado a um programa de proteção chamado PPPI, fundado há 18 anos pelo Mercado Livre e cujo maior objetivo é reduzir a oferta de anúncios ilegais contendo software no site.

Leia mais: Parceria entre FDC e ABES quer mapear setor de software brasileiro

Até dezembro de 2020, a ABES contabilizou 56.928 links removidos por violarem direitos de propriedade. Foram retirados do ar 19.004 anúncios que promoviam produtos piratas. A entidade foi responsável por derrubar 110 websites que ofereciam downloads ilegais de software.

A associação faz o monitoramento da internet e notifica diretamente os próprios portais de e-commerce e provedores de acesso. Empresas associadas à ABES podem contar com o serviço de monitoramento gratuitamente encaminhando eventuais conteúdos ilegais para o Setor de Monitoramento de Internet da entidade.

Recent Posts

SpaceX, Anthropic e OpenAI enfrentam riscos em possíveis IPOs

SpaceX, Anthropic e OpenAI estão no radar de Wall Street para possíveis aberturas de capital…

1 dia ago

Sistemas legados: como tomar decisões para garantir resiliência em setores críticos

por Eduardo Honorato Falar sobre infraestruturas críticas na Era Digital tem sua própria complexidade dentro…

1 dia ago

Sem equipes preparadas, IA não entrega transformação

A adoção de inteligência artificial (IA) nas empresas não depende apenas da disponibilidade de ferramentas.…

2 dias ago

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

2 dias ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

2 dias ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

2 dias ago