Diretor de Windows e Internet sai da Microsoft e vai para a Juniper

Author Photo
4:53 pm - 25 de julho de 2008

A Microsoft comunicou, na última quarta-feira (23/07), que Kevin Johnson, diretor da unidade Windows e internet, vai deixar a empresa para tornar-se presidente da Juniper Networks.

Johnson, cujo título oficial é presidente da divisão de plataforma e serviços, deixará a empresa trabalhar para ?garantir uma transição suave?, segundo um comunicado. A Juniper espera que Johnson, 47, comece na empresa em setembro. Ele irá substituir Scott Kriens, o atual CEO, que vai permanecer como presidente do conselho da fornecedora de redes.

A Microsoft declarou que não irá substituir Johnson. Ao invés disso, a área de plataforma e serviços será dividida em dois grupos, que responderão diretamente ao CEO Steve Ballmer. A parte do Windows será dirigida por Steve Sinofsky, Jon DeVaan e Bill Veghte, todos técnicos.

Johnson construiu sua carreira em vendas e marketing. A Microsoft vai iniciar uma busca por alguém que possa assumir o grupo de serviços online.

A saída de Johnson pode estar ligada à tentativa frustrada da Microsoft de comprar o Yahoo. Como diretor da área de Web da empresa, Johnson esteve diretamente envolvido nas negociações da compra, e com certeza suas responsabilidades teriam sido expandidas caso a compra ocorresse. Como não foi o caso, Johnson deve esperar ter mais sucesso na Juniper, já que a Microsoft tem sofrido para que seu negócio de internet cresça.

A reformulação da unidade de plataformas da Microsoft acontece no momento em que o Windows está sob pressão. Sua última edição,o Vista, tem sofrido muitas críticas. Dizem que o sistema é pesado, que as configurações de segurança atrapalham e que ele não é compatível com muitos softwares antigos. Poucas empresas grandes adotaram o sistema até agora.

A saída de Johnson é a mais recente de uma série de demissões de executivos da Microsoft.

Joanne Bradford, que era diretora-executiva de mídia do MSN Media Network, pediu demissão em março, e se juntou à nova Spot Runner. Bradford também foi vice-presidente de vendas e marketing da Microsoft e diretora-executiva de receita de mídia.

Em janeiro, a empresa perdeu também Rob Short, vice-presidente corporativo da Windows Core Technology. Short trabalhou para a Microsoft por dezenove anos e dirigiu a equipe responsável pelo design, desenvolvimento e testes dos códigos principais dos sistemas operacionais do Windows.

O presidente da divisão de Business da Microsoft, Jeff Raikes, se aposentou no início desse ano, e Bill Gates abdicou de suas atividades integrais no mês passado.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.