Maioria das empresas busca novas formas de aliviar a TI

Empresas priorizam consolidação de tecnologias e novas maneiras de oferecer melhor suporte aos clientes, revela estudo

Author Photo
2:41 pm - 11 de maio de 2023
aliviar a TI

A grande maioria das empresas busca formas de aliviar a carga sobre a TI, identificou um novo estudo encomendado pela GoTo e realizado pela Frost & Sullivan. A pesquisa global “Relatório 2023 Prioridades da TI”, ouviu mil tomadores de decisão de empresas com menos de mil funcionários. O relatório aponta que 83% dos respondentes estão considerando consolidar ferramentas de comunicação, gerenciamento e suporte de TI como uma iniciativa importante para este ano, um projeto que ajudará a aliviar a TI e seus sobrecarregados — um objetivo a ser buscado por 92% das empresas.

O estudo destaca que o cenário atual de incerteza econômica, orçamentos restritos e recursos sobrecarregados continuam a ser a norma, um contexto que pressiona os CIOs a determinarem o conjunto certo de objetivos para maximizar seus investimentos.

Entre os objetivos de negócios a curto prazo das áreas de TI estão o aumento da receita e da satisfação do cliente, a melhora da eficiência operacional e redução de custos. Na avaliação do estudo, há algumas tendências que rondam a TI que permitirão que as equipes alcancem essas metas.

Entre as tendências observadas estão os planos de mudar de fornecedores para reduzir custos, uma meta para 41% dos CIOs ouvidos. Os executivos de TI também estão mais envolvidos no processo de compra de produtos e ferramentas do que há um ano. Quase metade das empresas (48%) disse que era muito importante considerar a redução da carga sobre a TI ao escolher um novo software, em comparação com 35% no ano passado.

Sobrecarga da TI aumenta

Das organizações ouvidas, 65% afirmaram que a TI está mais sobrecarregada que no ano passado. Uma das saídas para lidar com essa realidade é uma melhor escolha de software, na visão de 92% das empresas. Além disso, 40% disseram que atualizações e mudanças de ferramentas digitais foram motivadas pela preferência da equipe de TI.

A melhoria na experiência do cliente também está entre as prioridades da TI. O estudo destaca que as empresas estão buscando novas maneiras de priorizar o cliente, com 66% dos entrevistados planejando gastar mais em tecnologia de experiência do cliente em 2023 do que em 2022.

“Ao mesmo tempo em que as ferramentas corretas de comunicação e de suporte de TI devem estar disponíveis para os funcionários, é igualmente importante que as equipes voltadas para clientes tenham a tecnologia certa para oferecer suporte contínuo”, lembra o relatório.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.