Equidade em STEM no Brasil esbarra em falta de qualidade na educação, indica estudo

Faltam aulas e professores de qualidade nas escolas, indica estudo da Ipsos encomendado pela 3M; 37% dos brasileiros também apontam preconceitos

Author Photo
10:22 am - 30 de junho de 2022
Imagem: Shutterstock

A busca por equidade nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (geralmente resumidos pela sigla em inglês STEM) enfrentam uma série de dificuldades no Brasil, muito embora o público em geral demonstre interesse em perseguir carreiras nessa área. É o que revela a sexta edição de uma pesquisa – o Índice do Estado da Ciência – feito em parceria pela 3M e a Ipsos.

Acesso à educação de qualidade nessa área é apontado como a principal barreira para 90% dos ouvidos pelo estudo. Entre essas barreiras estão a falta de aulas e professores nas escolas (84%, versus 76% apontados pela pesquisa global); 54% apontam incapacidade para pagar por uma educação STEM de qualidade (vs. 47% globalmente); e 37% destacam o preconceito contra minorias étnicas, raciais ou de gênero (vs. 33% globalmente).

Os brasileiros também dizem valorizar iniciativas de D&I (diversidade e inclusão), mas reconhecem lacunas significativas. Para 90%, é importante aumentar a diversidade e a inclusão nos campos STEM. Para 79%, minorias sub-representadas muitas vezes não recebem acesso igualitário à educação STEM.

Leia ainda: Como lideranças de TI encaram os desafios da diversidade e inclusão

Diferença de gênero (60% vs. 53% globalmente), diferenças raciais e étnicas (61% vs. 44% globalmente) e de sexualidade, incluindo LGBT+ (55% vs. 39% globalmente) são as maiores lacunas apresentadas pelos brasileiros.

As mulheres, em particular, enfrentam muitos desafios: 87% acreditam que é preciso fazer mais para incentivar e manter mulheres e meninas engajadas na educação STEM; 86% pensam que as mulheres são fonte de potencial inexplorado na força de trabalho na área; e para 70%, mulheres e meninas são mais desencorajadas a buscarem engenharia do que outros campos científicos, contra 62% globalmente.

Outro dado alarmante: 67% afirmam que as mulheres estão deixando cargos STEM por não receberem apoio suficiente.

O estudo anual encomendado pela 3M para a Ipsos considera dados populacionais de 17 países. Mais resultados da edição desse ano podem ser acessados (em inglês) nesse link.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.