SAP inaugura expansão do Labs Latin America com pretensões globais

Estrutura em São Leopoldo (RS) passa a fazer parte de hub global. Modelo fisicamente próximo da Unisinos será usado também na Alemanha

Author Photo
8:12 pm - 20 de junho de 2022
Da esquerda para a direita: Cristina Palmaka, Dennison John e Luka Mucic. Foto: Divulgação

Mais do que expandir o laboratório de inovação de São Leopoldo (RS) em uma “terceira fase”, investimento de cerca de R$ 120 milhões (ou € 20 milhões), a alemã SAP quer dar ao seu Labs Latin America um papel de balizador de estratégias globais. Segundo os executivos presentes à cerimônia de inauguração realizada nessa segunda (20), o que for produzido na estrutura gaúcha será aproveitado no mundo todo, particularmente em segmentos como o agronegócio, óleo e gás, varejo e supply chain.

A nova fase de expansão também marca a entrada do laboratório no que a SAP chama de “hub global de inovação, pesquisa e desenvolvimento”. São seis estruturas desse tipo no mundo, sendo as outras cinco em Índia, China, Canadá, Europa Oriental e, claro, Alemanha.

“Queremos que nossos laboratórios tenham identidade e contribuam com certa porcentagem da nossa capacidade [global]. Alguns dos desafios que o Brasil está enfrentando [no campo econômico] se concentram no Labs de São Leopoldo”, ressaltou Luka Mucic, Chief Financial Officer (CFO) e membro do conselho da SAP, em conversa com jornalistas convidados ao Labs*.

Leia também: Abordagem de transformação faz SAP crescer entre PMEs

Segundo o executivo, essa autonomia dada a cada laboratório da SAP no mundo é uma mudança de rumos. No passado, cada estrutura respondia de forma centralizada ao comando da empresa na Alemanha, modelo que se provou “não muito eficiente”. O executivo também ressaltou que os desafios oferecidos pelo ambiente brasileiro de negócios são, na verdade, oportunidades para a criação de soluções mais criativas.

“A colaboração única com a Unisinos também é impagável. Cerca de 80% dos estagiários [da faculdade e empregados pelo Labs] são contratados”, revelou o CFO. “Estamos replicando esse modelo em outros lugares. Estamos abrindo um laboratório de pesquisa e desenvolvimento em Munique [na Alemanha] nos mesmos moldes do que temos aqui no Brasil.”

Segundo o executivo, a América Latina tem um “potencial subutilizado” quando se trata de tecnologia e inovação, e a SAP quer “usar essa mão de obra para transformar esse talento em oportunidades”.

História e futuro

O Labs latino-americano tem 16 anos de atividade. Nasceu como parte de uma iniciativa de colaboração com o setor privado da própria Universidade do Vale do Rio dos Sinos, a Unisinos. E justamente por isso serve como centro de formação em tecnologia, munindo os universitários de uma formação mais prática e absorvendo parte dessa mão de obra.

Passou por outras fases de expansão antes dessa terceira, cujo maior expoente é a inauguração de um novo prédio [ler abaixo] capaz de abrigar o dobro da força de trabalho que detinha em 2018 – ano em que a expansão foi anunciada.

A capacidade total simultânea é 850 colaboradores brasileiros e de outras 20 nacionalidades, chegando a um total de quase 2 mil. Mas, como é claro nesses tempos de trabalho híbrido, essa força de trabalho deve se dividir ao longo da semana – a empresa diz que pretende estimular idas ao escritório apenas duas vezes por semana.

Leia ainda: Supply chain é foco da SAP para reforçar sustentabilidade de clientes

“Nosso plano agora é terminar essa expansão e procurar retorno sobre o investimento, encontrar valor”, disse Dennison John, presidente da SAP Labs Latin América. “Temos 21 laboratórios no mundo, e colocar todos os gerentes juntos a cada duas semanas e compartilhar práticas [de cada estrutura].”

Apesar de tudo isso, diz o executivo, há um desafio premente de preenchimento de vagas. Afinal, os profissionais de tecnologia brasileiro disponíveis no mercado estão cada vez mais raros – e caros. Atualmente o SAP Labs gaúcho tem 98 vagas abertas.

“Temos um time muito forte de aquisição [de talentos]. Além de um ecossistema muito forte com muitos talentos nessa região, mas também em outras regiões”, ressaltou o executivo. “Temos também temos conexão com PUC, UFRGS, USP etc. e temos buscado potenciais trabalhadores fora do Brasil.”

Segundo Cristina Palmaka, presidente da SAP para a América Latina e o Caribe, outra parte desse esforço de recrutamento passa por iniciativas de formação com cunho social. A executiva ressaltou programas voltados para população em vulnerabilidade social, um tema pelo qual “somos apaixonados na América Latina como um todo”, disse.

Prédio sustentável

A expansão do edifício do SAP Labs Latin America dentro da Unisinos cresceu. Agora o complexo tem 14 mil m² de área construída. Segundo a empresa, é o prédio com menor nível de emissão de CO2 por funcionário da companhia no mundo graças aos requisitos de certificação LEED Gold seguidos durante a construção.

Edifícios com esta certificação utilizam em média 20% menos energia do que os de mesmo porte que não seguem esse tipo de projeto, diz a SAP. Foram adotados conceitos de reutilização de água, consumo inteligente de energia e aproveitamento de luz natural. Também empregados materiais de construção sustentáveis, entre outros itens.

sap labs sao leopoldo 2

Espaço interno do novo prédio do SAP Labs Latin America. Foto: Vini Dalla Rosa/Divulgação SAP

Os espaços internos foram desenhados para incentivar colaboração e a troca de conhecimentos entre os funcionários. Os colaboradores serão incentivados a comparecer presencialmente duas vezes por semana a partir de julho, quando os serviços de translado e alimentação oferecidos pela empresa forem retomados – mas esse item não é obrigatório, ressalto o diretor de operações do SAP Labs Latin America, Marcus Rahmeier.

“Fizemos 800 contratações desde o início da pandemia, e essas pessoas nunca trabalharam juntas”, disse o executivo aos jornalistas, durante um tour no prédio. “Queremos trazer muita gente para cá, principalmente dos nossos vizinhos [na América do Sul].”

Parte do incentivo para isso é permitir que as pessoas trabalhem de qualquer lugar do prédio ou de forma remota. O design do interior do prédio foi pensado para melhorar o bem-estar e a produtividade dos funcionários.

* o editor do IT Forum viajou para São Leopoldo à convite da SAP

Author Photo
Marcelo Gimenes Vieira

Editor do IT Forum. Jornalista com 12 anos de experiência nos setores de TI, telecomunicações e saúde, sempre com um viés de negócios e inovação.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.