BTG Pactual assume controle da V.tal com Amos Genish como CEO

Executivo também será presidente do conselho. Empresa também anunciou nova estrutura executiva

Author Photo
8:57 pm - 13 de junho de 2022
Imagem: Divulgação

O BTG Pactual assumiu essa semana a gestão e o controle da V.tal, empresa de infraestrutura de fibra ótica criada a partir do processo de separação estrutural dos ativos da operadora Oi. A companhia teve a conclusão do processo de transferência de participação de controle para a GlobeNet e os fundos de investimento do BTG Pactual, que assumem a responsabilidade pela gestão.

Agora, a Oi passa a ser um cliente relevante e acionista minoritário, porém sem participação na gestão direta da companhia e com as mesmas condições comerciais dos demais clientes.

A BTG também confirmou Amos Genish como presidente executivo do conselho de administração e, inicialmente, também na função de CEO. Genish é sócio sênior do BTG Pactual desde 2019. O executivo vinha atuando como Head of Digital Retail do BTG Pactual; e antes disso, cofundou e atuou como CEO da empresa brasileira de telecomunicações GVT, entre 1999 e 2015. Também foi CEO da Telefónica Brasil e atuou como CEO Global da Telecom Itália.

Leia mais: Campinas lança projeto de colaboração aberta em 5G

O executivo assume em um momento de consolidação do modelo de negócio e definição de estratégias da empresa. O modelo de negócio da V.tal consiste no compartilhamento da sua rede neutra para operadoras e provedores de internet, de todos os tamanhos e regiões, que não precisam investir na construção, manutenção e evolução da sua própria infraestrutura.

Como empresa de rede neutra, a estratégia da V.tal é atuar no mercado de atacado junto a operadoras e provedores de internet, oferecendo um novo modelo de negócios de compartilhamento de infraestrutura através do FTTH (Fiber-To-The-Home), além de ser uma das principais viabilizadoras da conectividade em fibra ótica para atender a demanda de 5G no Brasil.

“A V.tal possui dois grandes diferenciais competitivos: sua extensa rede neutra de fibra ótica de cerca de 400 mil quilômetros, presente em mais de 2.300 cidades do país, para atuar como infraestrutura de conectividade para o mercado de atacado e o seu posicionamento único de rede neutra fim a fim para FTTH, presente em todas as regiões do Brasil, com cobertura já disponível para contratação em mais de 16 milhões de endereços (home passed). Vamos investir para dobrar nossa cobertura de FTTH chegando a 34 milhões de endereços em 4 anos e alavancar os negócios das operadoras e dos provedores, ofertando uma internet de alta qualidade e contribuindo com a digitalização mais rápida de toda a sociedade”, afirmou Genish, em comunicado.

Com a conclusão do processo de venda e transferência de controle para a GlobeNet e os fundos de investimento do BTG Pactual, a V.tal também inicia o processo de incorporação da GlobeNet, que acontecerá em alguns meses. A V.tal será a detentora da parcela dos ativos que compõe os cabos submarinos e data centers da empresa, além de se tornar a controladora das subsidiárias internacionais em outros países.

A BTG revelou também que a diretoria executiva de C-level (ou de primeiro nível) da V.tal será composta por 11 áreas, que serão lideradas pelos executivos: Pedro Arakawa (Negócios de Infra para Varejo), Bento Louro (Negócios de Wholesale), José Cláudio Gonçalves “Naval” (Novos Negócios & Inovação), Marcelo Souza (Operações), Cícero Olivieri (Engenharia), Sandro Simas (Tecnologia), José Miguel Vilela (Finanças), Eduardo Silveira (Estratégia), Marcelo Del Vigna (Jurídico), Maria Cláudia Cunha (Governança, Risco e Compliance) e Anna Karla Ribeiro (Pessoas & Cultura), todas se reportando ao CEO.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.