Campinas lança projeto de colaboração aberta em 5G

Open 5G @ Campinas busca aproximar empresas e instituições para desenvolver e testar tecnologias e aplicações ao redor do 5G

Author Photo
11:56 am - 10 de junho de 2022

A cidade de Campinas lançou nesta semana uma iniciativa que busca impulsionar o ecossistema brasileiro de inovação ao redor do 5G batizado de Open 5G @ Campinas.

A Prefeitura Municipal de Campinas é um dos parceiros idealizadores do programa, que conta também com a participação do CPQD, da Embrapa, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da PUC Campinas e da TIM.

O programa visa se aproximar também de fornecedores de dispositivos, equipamentos e software, startups, instituições de pesquisa e inovação e empresas de diferentes segmentos, além de laboratórios que possam abrigar projetos de naturezas distintas.

Leia também: Com Lei das Antenas, 5G fica mais próximo da periferia de SP

“A intenção é trazer novos atores com atuação não só em Campinas, mas no cenário nacional, que tenham interesse em desenvolver ou testar soluções e aplicações 5G em vários segmentos, como saúde, educação, agronegócio, cidades e indústria”, comentou o presidente do CPQD Sebastião Sahão Júnior.

Segundo o presidente do CPQD, os parceiros do Open 5G @ Campinas irão colocar à disposição de outros interessados em aderir ao movimento a infraestrutura de laboratórios e de rede já disponível, que vem sendo utilizada em projetos em andamento.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.