IR 2000: 10,1 milhões de declarações pela Web

Segundo Luiz Carlos Rocha de Oliveira, supervisor do programa via Internet, a média de declarações enviadas no último dia de entrega foi de 120 mil por hora. “Houve um estouro de envios a partir das 17h, mas não se teve problemas de congestionamento ou recebimento”, explica Oliveira.
Oliveira acredita que em 2001, 90% das declarações serão entregues pela Web. “Não vamos passar desse número, porque existe uma quantidade grande de pessoas que têm aversão a computador”.
Economia nos gastos
As entregas feitas pela Web representam uma redução de pessoal e custos de quase 70% para a Receita Federal. “Elimina-se, por exemplo, a digitação, o controle de entrada e a checagem de dados agilizando o tempo total de trabalho”, explica Oliveira.
As declarações podem ser ainda enviadas pela Web, mas a multa pelo atraso é de R$165,74. O primeiro pacote de restituições sairá em 15 de junho, favorecendo os contribuintes que entregaram pela Internet seguindo ordem cronológica.
