Compradores ainda utilizam métodos tradicionais para cotar preços

Author Photo
11:20 pm - 23 de maio de 2011

A pesquisa mapeou a relação entre compradores e fornecedores e utilizou uma amostra de 60 empresas de grande porte como a Gerdau, Sabesp, Alcan, entre outras. Os principais problemas notados pelo Usemol.com são o prazo para receberem o orçamento e a falta de processos que permitam trabalhar com um número menor de fornecedores.

Das entrevistas, 39% afirmaram que, embora utilizem outros métodos para a cotação de preços, buscam os fornecedores na Internet. Mas a maioria deles continuam trabalhando com empresas cadastradas e conhecidas: 8% trabalham com até 100 fornecedores, 28% de 100 a 250 fornecedores, 25% têm em seus cadastros de 250 a 500, enquanto outros 20% trabalham com um rol que vai de 500 a mil fornecedores. Somente 4% utilizam mais de mil fornecedores.

O tempo médio gasto nos processos de compra é uma restrição para o

funcionamento dos departamentos de manutenção, segundo os dados obtidos. Eles podem significar a paralisação de atividades e prejuízos ao desempenho. Do total, 50% responderam que gastam mais de sete dias entre a solicitação ao fornecedor e a colocação do pedido. Outros 20% levam de três a sete dias nessa tarefa. E os restantes 30% de 1 a 3 dias. As companhias entrevistadas afirmaram que aumentariam a utilização da Internet no processo de compras, desde que este tempo diminuisse.

O www.usemol.com.br é um sistema planejado para oferecer, pela Internet, todas as operações – desde a pesquisa e a cotação até a autorização de fornecimento, por meio eletrônico – às empresas que adquirem bens e serviços de manutenção. Em fase de cadastramento dos interessados, o serviço entra em operação em março próximo.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.