Demanda por tablets no ambiente corporativo é crescente, diz pesquisa

Author Photo
2:24 pm - 01 de fevereiro de 2012

Um estudo realizado pela Redshift Research com 1.500 gerentes e executivos de TI nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha e Espanha para avaliação da opinião quanto ao uso de tablets nas empresas, aponta que 2012 é visto como um ano no qual a computação com esses dispositivos móveis no trabalho passará por uma mudança substancial.

Entre os principais resultados está a grande demanda por tablet, sendo que em todo o mundo, os departamentos de TI relatam que os funcionários solicitam um dispositivo móvel para cada três pedidos de smartphone hoje. De todos os países pesquisados, os EUA e a França estão empatados em primeiro lugar, com um total de pedidos de tablets de 21%. Executivos seniores são os que mais recebem um tablet nos EUA (38%) e os que menos recebem são do Reino Unido (27%).

Na Alemanha, atualmente este dispositivo está mais presente entre o pessoal de vendas (31%) do que em todos os outros países (21% em média).

Quando o assunto é segurança, a pesquisa mostra que 75% dos gerentes de TI dos EUA têm necessidade de novas regras para segurança e uso do dispositivo. Por outro lado, Canadá e Reino Unido são os países que mais querem acesso restrito aos dispositivos em formato de tablet (55% e 56%, respectivamente).

BYOD
Segundo a pesquisa, 48% dos entrevistados disseram que a empresa nunca deveria autorizar os funcionários a trazerem seus próprios dispositivos (BYOD, da sigla em inglês), no entanto 57% disseram que alguns funcionários usam seus dispositivos sem consentimento. O acesso aos servidores da empresa foi destacado como um “problema enorme” do fenômeno BYOD, igual ao dos dispositivos perdidos/roubados (64% em todo o mundo).

Outros 51% dos entrevistados responderam que o número de funcionários que trazem seus próprios dispositivos para o trabalho está aumentando.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.