Zeinal Bava, da Portugal Telecom, será novo CEO da Oi

O atual CEO da Portugal Telecom (PT), Zeinal Bava, é o novo CEO da operadora brasileira Oi – da qual a PT detém 25,6% de participação. A informação foi enviada pela PT na forma de um comunicado oficial à Comissão do Mercado de Valores
Mobiliários de Lisboa.
Zeinal Bava já presidia o comitê de engenharia e redes, tecnologia e inovação e oferta de produto da OI. “O trabalho executado pelo Comitê tem contribuído decisivamente para uma gestão operacional cada vez mais integrada e convergente, entre a Oi e a PT, mobilizando muitos quadros de ambas as empresas”, diz o comunicado. Assim, Bava deverá concentrar os seus esforços no desenvolvimento de “projetos estratégicos e de inovação e nos ‘workstreams’ conjuntos Oi/PT”, no âmbito da parceria estratégica entre as duas operadoras.
De acordo com o documento, o executivo mantém-se
como presidente da PT Portugal, mas no cargo de CEO será substituído por Henrique Granadeiro, presidente do conselho de
administração da PT, o qual acumula funções. O documento informa ainda que “Luís Pacheco de Melo, enquanto membro da Comissão Executiva da PT e CFO do Grupo PT, será eleito Vice-Presidente da PT Portugal”.
Segundo o comunicado oficial, “a Portugal Telecom, SGPS, S.A. (PT) celebrou uma aliança industrial
com o Grupo Oi, parceria estratégica tendo em vista beneficiar de escala
e diversificação geográfica em mercados de elevado potencial de
crescimento, bem como alavancar a sua experiência de sucesso no
desenvolvimento de soluções inovadoras e tecnologicamente avançadas
para clientes empresariais, na convergência fixo-móvel, na banda-larga
móvel, na TV por subscrição e no triple-play para contribuir de forma
significativa para o desenvolvimento operacional e financeiro da Oi
tendo em consideração a sua forte presença no mercado brasileiro e o
potencial de crescimento futuro”.
Em documento enviado à CVM no Brasil, a Oi informa que Bava vai substituir o atual diretor presidente, José Mauro Mettrau Carneiro da Cunha, “em complementação de mandato até a primeira Reunião do Conselho após a realização da AGO de 2014”. José Mauro retorna ao Conselho de Administração da Oi, de onde se licenciou em 22 de janeiro de 2013, reassumindo a Presidência do colegiado.
Leia a íntegra do documento oficial da PT aqui.
Leia a íntegra da nota Fato Relevante da Oi aqui.
* Com reportagem do Computerworld – Portugal
