Com aquisição da Datasul, Totvs concentra 40% do mercado de ERP no País

Para especialista da FGV, o grupo deve enfrentar a mesma barreira da Oracle, em relação ao gerenciamento de legados e heranças.

Author Photo
5:36 pm - 22 de julho de 2008

A participação da Totvs – após o anúncio de compra da Datasul, por cerca de R$ 700 milhões – no mercado de sistemas de gestão empresarial (ERP) salta de 24% para 40%, segundo Fernando Meirelles, professor titular de informática e fundador do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Fundação Getúlio Vargas.

A Datasul tinha 16% do mercado e como não fez nenhuma aquisição significativa nos últimos meses, tornou-se vulnerável. “A Totvs foi mais agressiva, mesmo tento ficado apenas um ‘focinho’ na frente da Datasul no ano passado”, avalia.

Agora, no mercado local, atrás da Totvs aparece a SAP, com 23% de participação de mercado, a Oracle, com 17% e a Infor, com 7%.

O professor afirma que, agora, a Totvs deverá enfrentar um problema parecido ao que enfrenta a Oracle, depois de tantas aquisições. Meirelles diz que terá de gerenciar quatro ou cinco marcas, assim como herança de produtos e clientes que não a escolheram.

“A companhia vai ter de enfrentar clientes que optaram por outros fornecedores e planejar a descontinuidade dos produtos ou o direcionamento de sistemas para nichos”, afirma.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.