Cisco usa SOA em data centers e economiza US$ 226 milhões

Empresa adota conceito de arquitetura orientada a serviços em seus próprios centros de dados e muda a maneira de utilizar sua infra-estrutura de TI.

Author Photo
3:40 pm - 23 de maio de 2006

O conceito de arquitetura orientada a serviços (SOA) já mostra que não é apenas uma nova maneira marqueteira de se referir a coisas antigas. Bom exemplo é a Cisco Systems, que conseguiu gerar uma economia de 226 milhões de dólares em seus processos com data center ao passar a trabalhar com redes, armazenamento e poder computação de maneira flexível, conforme a necessidade de uso.

Segundo o diretor de infra-estrutura de TI para data center da companhia, Brian Christensen, trata-se de uma estratégia que a Cisco vem desenvolvendo nos últimos três anos.

O executive destaca ainda que a nova forma da corporação utilizar seus serviços de data center está agilizando a abertura de novos escritórios na Cisco em diversos países, facilitando a entrada da empresa em novos mercados.

A expectativa da Cisco é que a sua forma de trabalhar com serviços de data center seja oferecida ao mercado entre um ou dois anos. Ao todos, os data centers da Cisco somam cerca de dez mil servidores, rodando cerca de 4 petabytes em sistemas como Linux, Unix e Windows. A empresa utiliza softwares de storage da EMC, além de sistemas de virtualização da VMware.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.