XP libera cartão de crédito sem anuidade para base maior de clientes

Cartão oferece 'investback': a cada compra, cliente receberá porcentagem que será investida em fundo da companhia

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2:35 pm - 10 de março de 2021
Guilherme Benchimol, fundador e CEO da XP. Foto: Divulgação

A XP anunciou nesta quarta-feira (10) o lançamento oficial do seu cartão de crédito internacional que oferece o que a empresa chama de “Investback”. O recurso permite retorno de 1% em todas as compras efetuadas no cartão e entre 2% e 10% para compras dentro do marketplace da XP, este resultado de uma parceria com grandes marcas do e-commerce brasileiro. O valor acumulado com as compras vai diretamente para o Fundo Investback da XP e pode se reinvestido em outros fundos da companhia ou mesmo ser resgatado. A rentabilidade é de 99,9% do CDI.

O lançamento desta terça-feira dá continuidade a um projeto piloto do cartão. O cartão, com bandeira Visa, passou por um período de testes iniciais com funcionários e, depois, seguiu para uma parcela de clientes e agentes autônomos. Agora, o cartão chegará a clientes que possuem um valor superior a R$ 50 mil reais investidos na corretora para, até o final do ano, chegar a base de 3 milhões de clientes da XP Inc.

Em coletiva de imprensa, Guilherme Benchimol, fundador e CEO da XP, posicionou o lançamento dentro das ambições da XP de ampliar o ecossistema da companhia. “Conseguimos fazer um trabalho bem bacana neste mundo de investimentos, trouxemos mais competição ao mercado e queremos fazer o mesmo com o cartão. Nos possibilita não só uma nova linha de negócios, mas oferece algo novo para o cliente que já confia na gente, o cliente ja está adquirindo algo que está la dentro, então é um cross-selling natural”, disse.

Bruno Guarnieri, Chief Product Officer da XP, destacou que o cartão não terá anuidade. “Não queremos ganhar dinheiro com anuidade, queremos uma relação de consciência de gastos”, declarou Guarnieri.

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Experiência digital

Segundo a XP, todo a experiência com o cartão se dará de forma digital. Ele poderá ser solicitado via app da companhia em um processo que leva, de acordo com a empresa, dois minutos. Já o cartão físico conta com tecnologia por aproximação e vem desprovido de números na frente e verso, uma alternativa para coibir fraudes em compras físicas.

O cartão já é aceito nos principais wallets e dá direito à emissão de cartões adicionais. Pelo app, o cliente pode acompanhar gastos, receber atendimento, e acessar o marketplace. Atualmente, mais de 20 marcas parceiras estão na plataforma.

“Tudo está concentrado no App XP, o que permitirá compreender cada vez mais os desejos e necessidades dos nossos clientes, aprimorando as suas experiências”, acrescentou Guarnieri.

Quanto ao limite do cartão, segundo Guarnieri, ele não estaria atrelado a quanto o cliente possui de investimento na XP. “O [valor do] investimento não é um entrave para avançar e escalar o produto”, reforçou. “Hoje, o limite não está atrelado ao investimento do cliente – é variável com o comportamento dele, é proporcional aos gastos dele. O modelo que temos hoje visa garantir que o cliente tenha uma experiencia melhor e com juros que caiam cada vez mais. Vamos escalar o business para todos os clientes da XP”. Ainda em 2021, estão previstos os lançamentos da conta digital e cartão de débito.

Segundo Benchimol, o cartão entra na estratégia da companhia para ampliar as possibilidades de negócios de um setor que, o próprio cita, deve render R$ 800 bilhões em receitas em 2021. “Hoje, atendemos só o investidor. Mas isso vai mudar”, declarou.

 

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