Totvs constrói infraestrutura da nova era

Author Photo
1:14 pm - 31 de outubro de 2017
Laércio Cosentino CEO da Totvs

A lição de casa foi feita. A Totvs, provedora de soluções de negócios, investiu R$ 35 milhões na infraestrutura de TI da sua nova sede de mais 65 mil metros quadrados, na Zona Norte de São Paulo. Transformou-se para melhor prover transformação aos clientes.

Agora, os colaboradores desfrutam de um ambiente totalmente digital, onde não existem mais telefones e sim uma plataforma de comunicação unificada, com recurso de videoconferência. Tudo isso em cada ponto de trabalho. O novo layout é open space, sem divisórias, para promover integração e comunicação de maneira ágil e natural.

“Nossa nova sede foi pensada para viabilizar esse processo de criação e disrupção, além de atrair mais talentos e envolver os totvers em uma cultura que os inspira a serem digitais, curiosos e fanáticos por resultados”, diz Laércio Cosentino, CEO da Totvs (foto).

Em linha com as atuais exigências de um mundo ávido por velocidade de ações, a empresa foi instigada pela necessidade de criar um verdadeiro parque tecnológico para incentivar planos e ideias inovadoras. É o que garante Mara Maehara, CIO da Totvs.

Mara diz que o projeto de reestruturação da infraestrutura da Totvs foi o maior desafio da sua carreira, logo em seu primeiro ano na companhia. “Reunir mais de 3,2 mil profissionais, que habitavam seis prédios, em um mesmo espaço exigiu um planejamento rigoroso da equipe de TI. Só para conhecer o novo espaço, com cuidado, consumi duas horas”, lembra.

Outro ponto interessante levantado por Mara é que trabalhar com TI em uma empresa de TI, a responsabilidade é ainda maior. “É como cozinhar para chef”, brinca. “Foi um desafio reunir todos funcionários, com dinâmicas e horários de trabalho diferentes, em um único prédio e assegurar que no primeiro dia deles estivesse tudo funcionando. Mas conseguimos”, diz.

Mara Maehara
Mara Maehara, CIO da Totvs: reestruturação da infraestrutura foi maior desafio da sua carreira

Totvs em nova fase

Cosentino reitera que estão vivendo uma nova fase da companhia e para isso a estruturação foi apoiada em uma jornada iniciada em 2015. E para colocar todo o conceito em prática, o processo, segundo o CEO, foi dividido em três pilares: Cultura e Ambiente: o colaborador no centro da inovação, Processo e Atendimento: mais rápido, mais simples, e Oferta e Portfólio: inovação no DNA.

O desenho atual comporta espaços que traduzem a preocupação da empresa com um ambiente inteiramente inovador para promover o bem-estar dos colaboradores e ainda o incentivo à cultura. A arquitetura robusta e futurista inclui novidades como teatro com capacidade para 250 pessoas.

A ideia é usá-lo não só para eventos da Totvs, mas também em apresentações culturais. E ainda o Espaço Arena, com 32 salas dedicadas ao relacionamento e colaboração com clientes e mercado. Tudo isso e muito mais.

“Nos últimos cinco anos, a Totvs investiu mais de R$ 1 bilhão em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para estarmos sempre preparados, e a um passo na frente, para oferecer aos nossos clientes as melhores soluções para torná-los mais eficientes e competitivos no mercado em que atuam”, finaliza Consentino para quem a empresa mais que um passo, deu um salto no mercado.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.