Com medo de Trump, Internet Archive envia dados de backup para o Canadá

Author Photo
5:02 pm - 30 de novembro de 2016

Donald Trump deixou muitas pessoas e empresas preocupadas com seus futuros nos Estados Unidos quando ele saiu da eleição triunfante e parece que agora os efeitos dessa situação estão começando a agir.

O Internet Archive, que preserva registros digitais de bilhões de páginas web nos EUA, anunciou que pretende transferir seus dados de backup para o Canadá, temendo que possíveis mudanças na legislação do governo Trump possam colocar seus arquivos em risco.

O fundador da companhia, Brewster Kahle, explicou a decisão com mais detalhes em um post em seu blog, onde pediu aos usuários simpatizantes que doem fundos para patrocinar a transferência de dados, que provavelmente “custará milhões ao site” para ser concluída.

Segundo o post, a movimentação acontece para manter os materiais culturais da empresa seguros, privados e perpetuamente acessíveis. “Isso significa preparar-se para uma web que pode enfrentar restrições maiores. Significa servir aos clientes em um mundo no qual a vigilância do governo não vai embora. Na verdade, parece que vai aumentar”, disse o executivo.

Entre outras coisas, a biblioteca digital também executa o popular serviço Wayback Machine, que permite acessar sites em cache mesmo quando o site já não existe.

“[O Internet Archive] mantém o Wayback Machine, economizando 350 milhões de páginas da web a cada semana, para que ninguém nunca seja capaz de mudar o passado apenas porque não há registro digital dele. A web precisa de uma memória, da capacidade de olhar para trás”, afirmou.

Dado o futuro incerto da privacidade e da fiscalização com a administração Trump, não é surpresa que os negócios baseados na internet estejam procurando abrigo seguro em países próximos. Depois da eleição, inclusive, muitos cidadãos norte-americanos entraram em pânico e solicitaram mudança para o Canadá. O volume foi tamanho que o saiu caiu completamente.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.