Pesquisas na internet podem identificar usuários com câncer

Author Photo
10:29 am - 16 de setembro de 2016

Ao analisar grande volume de pesquisas realizadas por meio de ferramentas de busca na internet, pesquisadores da Microsoft identificaram alguns padrões que podem ajudar a identificar usuários com câncer de pâncreas – mesmo antes do diagnóstico oficial.

Os especialistas responsáveis pelo estudo, publicado recentemente no Journal of Oncologist Practice, esperam ajudar com a possibilidade de identificar a doença em seu estágio inicial – o que aumenta consideravelmente as chances de cura.

Trabalhando com pesquisas realizadas no Bing, os especialistas primeiro iniciaram a busca por uma pessoa que realmente tinha sido diagnosticada com câncer de pâncreas. A partir daí coletaram dados de pesquisa dessa pessoa anteriores ao diagnóstico, procurando por itens que pudessem estar relacionados à doença, como pesquisas de sintomas – o que poderia ser a bandeira que indica que algo não está bem.

“Perguntamos: 'se ouvirmos os sussurros das pessoas on-line, será que eles nos forneceriam fortes evidências ou algum indício de que algo está acontecendo?'”, afirmou Eric Horvitz, especialista da Microsoft e um dos autores do estudo.

O desafio estava em distinguir pesquisas comuns daquelas que demonstravam que a pessoa estava realmente buscando por sintomas que poderia estar sentindo.

O próximo passo seria talvez disponibilizar um serviço de saúde por meio do qual usuários pudessem permitir que informações sobre suas pesquisas fossem coletadas, o que permitirá aos ehttps://itforum.com.br/wp-content/uploads/2018/07/shutterstock_528397474.webpsos monitorar melhor padrões.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.