Distribuidora Gama reduz 30% de seus custos com soluções e consultoria da PC Sistemas
![](/wp-content/uploads/2022/04/default.png?x45318)
Após estruturar sua operação com base em sistemas especializados na distribuição de produtos farmacêuticos, a Distribuidora Gama queria promover melhores práticas internas.
Para ajudá-la nessa empreitada, a empresa implementou a myAudit, uma ferramenta de auditoria de processos da PC Sistemas, juntamente com a consultoria melhores práticas, que atua de forma complementar à tecnologia.
O myAudit faz uma análise minuciosa de todas as rotinas da empresa e apresenta um diagnóstico da situação real, dos riscos potenciais e das melhorias que podem ser realizadas. A consultoria, por sua vez, estuda as particularidades de cada caso para identificar a prática mais aderente ao modelo de negócios da Gama, visando a melhoria geral do funcionamento da empresa e inibindo falhas que poderiam acontecer.
Na área fiscal, por exemplo, a Gama reduziu em 15% a ocorrência de multas. Além disso, devido ao aprimoramento dos processos propostos pela consultoria, a companhia conseguiu crescer sem novas contratações e, simultaneamente, reduzir a sobrecarga de trabalho das equipes.
“A consultoria gerencial é um importante pilar na consolidação de uma operação segura, com custos reduzidos e maior produtividade. O amadurecimento tecnológico que conquistamos com a parceria da PC é fundamental para promovermos o desenvolvimento sustentável dos negócios”, comenta Weberth Fontes, gerente de TI da distribuidora.
A consultoria também identificou que, além de retrabalho em diversas áreas, muitos profissionais realizavam processos contemplados pelo ERP em planilhas, como por exemplo, o cálculo de produção e os relatórios de comissão dos representantes.
A automatização do processo, antes realizado manualmente, veio com a adoção das melhores práticas para cada setor da Gama, viabilizando um aproveitamento próximo a 90% das funcionalidades dos sistemas implementados. “Hoje os nossos gestores conseguem tomar decisões rápidas e assertivas, com a certeza de que utilizam informações seguras para a melhor condução dos negócios”, complementa Fontes.
Com um mix de quatro mil itens, a Gama soma mais de 10 mil clientes nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Rio de Janeiro. Em 2015, a empresa aumentou em 30% o seu faturamento, que ultrapassou os R$ 110 milhões por ano.
A troca do seu sistema pelo software de gestão WinThor, da PC Sistemas, em 2010, deu início a uma nova fase na Gama, com controle e integração de todas as áreas da empresa.
Além disso, a companhia implementou o WinThor WMS, sistema de gerenciamento de armazém, para apoiá-la em suas operações logísticas. Com a solução, conseguiu reduzir um turno de trabalho e passou a capacitar os seus funcionários em apenas um terço do tempo gasto anteriormente. No geral, a adoção da ferramenta resultou em 30% de economia com essas operações.
A companhia, posteriormente, evoluiu para uma ferramenta de Business Intelligence, o myBI, também da PC Sistemas. Com as informações extraídas da solução, a Gama conseguiu estabelecer e compreender indicadores de diferentes áreas dos seus negócios.
Com base no relatório de clientes, por exemplo, os supervisores conseguiram exercer um atendimento mais próximo e direcionado, além de apoiar o time de representantes de maneira mais assertiva.
Para Ronan Maia, diretor executivo da PC Sistemas, o objetivo da companhia é oferecer um suporte completo para que as empresas possam focar no desenvolvimento das atividades do seu core business.