Brasil e Argentina reforçam parceria em iniciativas de ciências e tecnologia

Author Photo
9:21 am - 25 de agosto de 2015
Brasil e Argentina reforçam parceria em iniciativas de ciências e tecnologia
Os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Aldo Rebelo, e de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina, Lino Barañao, se encontraram na última sexta-feira (21/8) para  para renovar projetos bilaterais e traçar novos planos para a cooperação entre os dois países.

“É uma alegria reavivar os fecundos e promissores laços de amizade e cooperação entre Brasil e Argentina”, disse Aldo, completando que os dois países realizaram grandes iniciativas no âmbito da ciência, tecnologia e inovação, algumas cobertas com êxito e outras que precisam ser retomadas.

Barañao defendeu que Brasil e Argentina têm dois desafios necessários e complementares. “Um deles é entrar na economia do conhecimento, e isso tem como motivação não apenas a busca pela competitividade, até porque está provado que os países que se encontram em níveis avançados dentro da área distribuem melhor a riqueza”, apontou. “O outro desafio é agregar objetivos; temos que ter clareza de que, em separado, nossos esforços têm limites.”

Dentre as ações em andamento no acordo bilateral, foram destacados os centros Brasileiro-Argentino de Biotecnologia (CBAB), o centro Brasileiro-Argentino de Nanotecnologia (CBAN) e o centro Bilateral de Metrologia; e aos programas de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social, de Energias Novas e Renováveis, de Reuniões de Ciência, Tecnologia e Sociedade, de Tecnologias da Informação e Comunicação e de Terapia Celular (Probitec).

*Com informações do MCTI

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.