Mais de 75% do gasto em lojas de aplicativos móveis vêm de jogos, diz pesquisa
![](/wp-content/uploads/2022/04/default.png?x45318)
Um novo relatório divulgado pela IDC e pelo site App Annie trouxe alguma luz sobre como os dispositivos, em particular os smartphones e tablets, concentram um aumento de gastos com jogos em todo o mundo – concentrando dados valiosos para quem está e para quem quer entrar no mundo das startups móveis .
O relatório mostra que os jogadores gastaram mais de quatro vezes mais dinheiro na loja de aplicativos do Google, a Google Play, no quatro trimestre do ano passado em comparação com um ano antes. Já a receita da loja de softwares da Apple mais que dobrou no mesmo período. Em termos de valor absoluto, contudo, a receita com jogos do iOS continua à frente da do Google por uma “ampla margem”, diz o trabalho.
OA CEO da App Annie, Bertrand Schmitt, destacou ainda que “mais de 75% dos gastos em aplicativos iOS e Google Play combinados vieram de jogos no quarto trimestre do ano passado”. E ele pontua um aumento significativo comparado a igual período de um ano antes.
Os softwares na liderança em 2013 na categoria de jogos, recorrente em ambas as plataformas, foram o Candy Crush, muito conhecido entre os usuários móveis brasileiro, e o Puzzle & Dragons.
O interessante é a diferença no aumento das despesas em relação a plataformas tradicionais de jogos. As despesas similares no 3DS da Nintendo e no PlayStation Vita aumentaram apenas cerca de 9% quando considerados os três últimos meses do ano na mesma base de comparação — mostrando a força deste mercado relativamente novo para profissionais de TI.