Teradata oferece acesso direto ao Apache Hadoop

Author Photo
1:44 pm - 27 de junho de 2012

A Teradata passou a fornecer acesso direto ao Apache Hadoop, na terça-feira (26/06), com o lançamento do software Aster SQL-HTM. Segundo a companhia, ele faz a ponte direta entre os aplicativos de inteligência de negócio padrão (BI) e big data armazenados no Hadoop.

O objetivo da companhia é dar aos usuários melhor proveito sobre a forma como os são dados armazenados em arquivos Hadoop sem ter que reaparelhar um departamento de BI com um time de programação.

Voltado para analistas de negócios que tentam utilizar dados multiestruturados em arquivos na plataforma, o Aster SQL-H traz características da plataforma MapReduce Aster para análise de dados e aproveita o open source Apache HCatalog, que oferece metadados para simplificar o acesso.

Segundo a companhia, a solução também capacita analistas de negócios a analisar diretamente grandes quantidades de dados Hadoop sem a necessidade de desenvolvimento de competências ou uma compreensão de como ou onde os dados são armazenados dentro HDFS.

Saiba mais:

Pervasive Software apresenta Data Integrator v10 com Hadoop

Yahoo e Hadoop: juntos por um longo tempo

VMware lança projeto open source para levar Hadoop a ambientes virtuais

Microsoft lança SQL Server 2012 no Brasil, mas sem Hadoop completo

Hadoop e análises de dados

Vídeos ?Big Ideas? : Desmistificando clusters e Hadoop

 

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.